Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Abem pinta escola primária em Moura

​​​​​​​​​​Programa celebrou terceiro aniversário a trabalhar para as crianças. 

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Mário Pereira

«O Programa Abem é espectacular. Este ano viemos pintar uma escola e dar às crianças de Moura uma nova alegria quando voltarem» em Setembro, elogia Cláudio Carmona, após ser elevado até à parede mais alta da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, em Moura, no distrito de Beja. O voluntário mergulha mais uma vez o pincel no balde de tinta branca e continua. 

Cláudio é um dos mais de 120 voluntários que celebraram no dia 19 de Julho o terceiro aniversário do Programa Abem, que pretende que todas as pessoas tenham acesso aos medicamentos de que precisam, a pintar a escola do Fojo.

 


Para o jovem de 28 anos, esta é uma excelente forma de «aplaudir o programa», que já ajudou mais de dez mil pessoas em todo o país. Diana Carvalho, do laboratório farmacêutico Novartis, tem um sentimento semelhante. «É com muita alegria que faço parte deste dia», garante a jovem.

Moura foi um dos primeiros concelhos a beneficiar do Programa Abem, rede solidária do medicamento. Neste concelho do distrito de Beja há 201 beneficiários a receber apoio, dez por cento dos quais crianças. Em todo o país, as crianças compõem 15 por cento do total.

«O Programa Abem tem permitido à nossa população com poucos recursos financeiros, na maioria idosa, ter acesso à medicação prescrita, promovendo uma melhor qualidade de vida», agradeceu o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo.



Para o presidente da Associação Dignitude, Paulo Cleto Duarte, este reforço da ligação do programa com a comunidade em que se insere é fundamental. «Moura foi a primeira Câmara Municipal a aderir a este projecto. Hoje é um dia em que nós integramos de outra forma esta relação com a comunidade, com outras visões do que são as necessidades da cidade de Moura», explicou.

O Dia Abem reúne, anualmente, voluntários de todos os elementos da rede solidária: entidades referenciadoras, doadores, farmácias e beneficiários.



A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, participou no encerramento dos trabalhos, na Estação Náutica Lago Alqueva-Moura, com um concerto ao ar livre do maestro Rui Massena.

«O que importa realmente é celebrar mais um ano de vida do Programa Abem», elogiou a governante. «Este projecto conta com uma rede local de apoio à aquisição de medicamentos para famílias com dificuldades económicas, que, tal como o próprio nome da associação indica, podem fazê-lo com Dignitude, sem ter de expo​r publicamente as suas dificuldades e mantendo o anonimato». 



«Temos crescido não só em número de beneficiários como de apoios e generosidade da sociedade civil, através de donativos, de campanhas e da responsabilidade social de empresas que ajudam a suportar a estrutura da associação», congratulou-se a embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Abem, Maria de Belém Roseira.

 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.