Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

A contadora de histórias

​​​​​A centenária Monte, em Vila Viçosa, tornou-se na primeira farmácia portuguesa a obter a classificação de património cultural.

Texto de João Cordeiro | João Neto • Foto de Pedro Loureiro

Há 110 anos, a Farmácia Monte, em Vila Viçosa, abriu portas ao cuidado da saúde da população local, através da prestação dos essenciais serviços farmacêuticos, ligados à produção, preservação, aconselhamento e dispensa de medicamentos. Cento e dez anos volvidos, no dia 1 de agosto de 2022 iniciou-se uma nova fase da sua vida: a musealização do espaço histórico. Nascia, assim, a primeira farmácia portuguesa classificada como património cultural, protegido no seu todo: edifício, espaço interior e artefactos.

A ostentação do título de “Coleção Visitável Farmácia Monte” marcou o culminar de um processo que se arrastava há anos e que só conheceu desenvolvimentos profícuos com a nova estrutura política da Câmara Municipal de Vila Viçosa, em particular da vereação da Cultura. Com o apoio do Museu da Farmácia, foi possível à família Monte Lopes dar os passos necessários no sentido da preservação de um património, que também é local, e possibilitar a todos os visitantes que o desejem conhecer as áreas técnico-científicas, sentir o ambiente e contactar com os objetos que permitiram à centenária farmácia, fundada pelo farmacêutico António Victor do Monte, servir a população alentejana em proximidade e segurança.

A luta travada pelo neto, Vítor Monte Lopes, não foi pequena. Cabe sublinhar o seu sentido de cidadania, as- sim como a dedicação de toda a equipa da farmácia, que, durante largo tempo, teve de ultrapassar as exigências técnicas e arquitetónicas de viver num espaço histórico, ao mesmo tempo que prestava serviços farmacêuticos do século XXI.

Existem, por todo o mundo, projetos semelhantes, mas a Monte é, em Portugal, a primeira farmácia comunitária musealizada na sua localização original, um marco importante não só para a própria, mas também para Vila Viçosa e, em particular, para o património farmacêutico nacional. Seria ótimo que, de singular, a Monte passasse a pioneira de uma nova forma de articulação entre as várias entidades com responsabilidades culturais e turísticas no nosso país. O seu é, sem dúvida, um bom exemplo a seguir.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.