Americanos alertam para mortalidade da gripe em adultos
As autoridades de saúde dos EUA lançam um alerta para a baixa taxa de vacinação da gripe em adultos, que mata 49 mil por ano.
Texto de Maria Jorge Costa
A cobertura vacinal da gripe na população adulta é fundamental para evitar mortes desnecessárias. O alerta é da agência do Departamento de Saúde dos Estados Unidos da América, o CDC – Centers for Disease Control and Prevention.
“As farmácias têm um papel central na vacinação da população adulta”, medida crucial na prevenção da gripe mas que actualmente tem uma taxa de cobertura aquém do recomendado. Quem o afirma é a directora do CDC Carolyn Bridges que, citada na revista Pharmacy Today, acrescenta: «A vacinação é a melhor protecção contra doenças para as quais existem vacinas».
LJ Tan, director do Immunization Action Center, é peremptório: «O que dizemos é que, quando uma pessoa se vacina, fica protegida. Nós sabemos isso. É a ciência que o diz».
Tan é co-autor de um artigo sobre a vacinação de adultos publicado na Adult Vaccine Access Coalition, que apresenta números sobre a realidade norte-americana: anualmente morrem 49.000 adultos directa ou indirectamente devido à gripe sazonal e 200.000 são hospitalizados com custos estimados em 10,4 mil milhões de dólares por ano.
A estes números, alertam os autores do artigo, acrescem os custos invisíveis da doença, como a redução da produtividade dos familiares cuidadores.
As farmácias são «a rede de proximidade mais eficaz do sistema de saúde», concluem os investigadores americanos.