Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

40 anos de serviço

​​​A ANF celebrou 40 anos no dia 15 de Outubro, com a primeira gala solidária anual do Programa ABEM. 

Texto de Nuno Esteves • Foto de David Oitavém, Júlio Silva e Paulo Neto

As receitas do jantar serão integralmente aplicadas no apoio concreto à aquisição de medicamentos por cidadãos com carências económicas. Na cerimónia, no Convento do Beato, António Arnaut e João Almiro receberam as insígnias da ANF. Foram entregues os Prémios João Cordeiro e apresentado o livro “Uma História das Farmácias”.

No dia 15 de Outubro, a ANF completou 40 anos desde que foi formalizada. Mais de 500 pessoas marcaram presença no Convento do Beato, em Lisboa, para celebrar a data. O ambiente vivido foi de «discrição, ambição, realização e orgulho no passado», mas também de compromisso com o presente e uma visão para o futuro», como referiu o presidente no discurso de encerramento da Gala Solidária.

A relação de confiança e cumplicidade entre as farmácias e os utentes foi evocada pela instalação vídeo da responsabilidade de Cristina Massena, ao passo que a evolução do sector era representada pela exposição que reunia as capas da revista Farmácia Portuguesa.

A atribuição das Insígnias da ANF ao colega João Almiro e a António Arnaut, exemplos de humanismo e solidariedade, marcou o final da tarde. Seguiu-se o lançamento do livro “Uma História das Farmácias”, pela voz de João Cordeiro, em que os autores Carina Machado e Paulo Martins colocam o passado em palavra escrita.

Já de noite, no decurso do jantar, projectou-se o futuro, com a entrega dos Prémios João Cordeiro – Inovação em Farmácia. Uma iniciativa que «premeia projectos ainda por realizar», destacou o presidente do júri, Diogo de Lucena. O grande vencedor foi o projecto que visa permitir a realização de dermatoscopias nas farmácias, de João Júlio Cerqueira e David Monteiro. Também foram distinguidas a iniciativa “Cura+”, de Joana Carvalho e Sara Baptista, na categoria de Responsabilidade Social, e a reportagem “Até Voares”, da jornalista Ana Leal, na categoria de Comunicação Social.

Após o concerto do maestro Rui Massena, Paulo Cleto Duarte recordou todos os que deram seguimento à «obra colectiva» iniciada pelos fundadores e sublinhou «a força da união», bem como a ambição de «fazer das farmácias a rede de cuidados primários mais valorizada pelos portugueses».

E porque muitos portugueses têm dificuldades no acesso ao medicamento, o presidente da ANF anunciou que a receita da Gala é a primeira do fundo solidário ABEM, da Associação Dignitude.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.