Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

A rede da liberdade

​​​​​Farmácias chamadas a testar para reabrir a economia.

Texto de Carlos Enes • Foto de Pedro Loureiro

O Conselho de Ministros decidiu chamar as farmácias a participar no esforço nacional de testagem à COVID-19. No início de Julho, entrou em vigor um regime excepcional de comparticipação que garante quatro testes gratuitos por mês a cada cidadão. Este direito só não se aplica a menores de 12 anos, a pessoas com vacinação completa há mais de 14 dias ou que tenham recuperado de uma infecção por SARS-CoV-2 há menos de seis meses.


Matias, 8 anos, faz o seu teste na Farmácia Branco, de Algés

Nos primeiros sete meses do ano, as farmácias fizeram 960.155 testes profissionais de antigénio. Já há mais de 1.000 farmácias a realizar testes em Portugal. Até ao final de Julho, 474 farmácias de todo o território tinham aderido à convenção com o Serviço Nacional de Saúde, tendo realizado 115.189 testes comparticipados pelo Estado. O programa não arrancou logo nos primeiros dias, por dificuldades técnicas e exigências regulamentares, pelo que este resultado corresponde, sensivelmente, a três semanas de actividade.


A Farmácia de Marvila é uma das 125 a fazer testes em Lisboa

Há 250 farmácias aderentes a programas locais de testagem, que se encontram em vigor na sua área geográfica. Os governos regionais dos Açores e da Madeira também lançaram programas de comparticipação para oferecer testagem gratuita nas farmácias, assim como os municípios de Lisboa, Oeiras, Amadora, Odivelas, Lagoa e Portimão. Estes programas são responsáveis por quase metade dos testes realizados nas farmácias: 431.927, em quatro meses. 


Augusta Ferreira, 69 anos, na Farmácia Nova, Olival Basto

Lisboa foi pioneira na comparticipação do novo serviço farmacêutico. «As farmácias são um parceiro essencial no combate à pandemia», justificou o presidente da Câmara, Fernando Medina, no arranque do programa alfacinha, a 31 de Março. Lisboa continua a ser a capital da testagem, oferecendo a cobertura mais abrangente: qualquer cidadão pode fazer um teste por dia. 

Governantes e autarcas justificam o recurso às farmácias com a necessidade de reabrir a economia em segurança. «Queremos que as pessoas sejam financeiramente mais apoiadas, como mecanismo de circulação mais segura e de controlo precoce da transmissão da doença», declarou a ministra da Saúde, Marta Temido. «Só conhecendo a realidade podemos actuar com segurança e tomar medidas acertadas», justificou o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, no lançamento do programa regional, em 23 de Abril. «O objectivo político desta iniciativa é combater a ansiedade das pessoas. Queremos criar condições de máximo conforto, para que se sintam mais seguras e tranquilas», afirmou Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras. «O processo de testagem em massa é fundamental para prevenir a propagação do vírus», disse Hugo Martins, autarca de Odivelas. A Câmara Municipal de Lagoa visa contribuir «para o aumento da confiança entre a população», expôs o seu presidente, Luís Encarnação. «Mais do que sentirmos que estamos uns a pagar pelos outros, temos de sentir que nos estamos a proteger uns aos outros», considerou o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, no lançamento do programa dos Açores.

​MARCAÇÃO ONLINE

A partir de Agosto, é mais fácil aos cidadãos agendarem a realização de testes de antigénio numa farmácia da sua preferência. A Associação Nacional das Farmácias lançou um portal online que permite às farmácias divulgar os horários com o serviço disponível e aos cidadãos fazerem as suas escolhas. Esta ferramenta vai ainda facilitar a comunicação dos resultados.


Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.