Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«A sensação de risco é grande»

​​​​​​​​​​​​​Doentes procuram alternativas para medicamentos em falha nas especialidades de Imunoalergologia e Pneumologia.

Texto de Sandra Costa • Foto de Pedro Loureiro

​O médico Manuel Barbosa recorda-se da falta de dois corticóides inalatórios nasais ao longo de 2017: o Aeromax e o Avamys. Considera inevitável ter dado pela falta destes medicamentos pois a sua especialidade trata de doentes crónicos, em que muitos fazem corticóides nasais por rinites alérgicas. «Quando um medicamento está em falta, contactam-me, perguntando o que devem fazer», explica o director do Serviço de Imunoalergologia no Hospital de Santa Maria.

O Avamys, suspensão de pulverização nasal, faz parte da lista de medicamentos cuja exportação depende de notificação prévia obrigatória ao Infarmed.



Embora haja alternativas terapêuticas, é convicção de Manuel Barbosa que «raramente são rigorosamente idênticas». No caso do Avamys, não está disponível qualquer alternativa em genérico. Para o Aeromax, budesonida de 100 mcg/dose, existem alternativas, mas não na mesma dosagem, excepto numa das fórmulas, com um dispositivo diferente.

O imunoalergologista tem vindo a constatar a falta de alguns fármacos nas farmácias, «por períodos mais ou menos prolongados de tempo». Um exemplo é o Singulair 28 comprimidos, um antiasmático de administração oral. Embora haja genéricos disponíveis, muitos doentes não querem mudar. «Têm receio, fundado ou não, de que não tenham o mesmo efeito do medicamento em falta. Como s​abem que têm doenças crónicas ou quase crónicas, a sensação de risco é grande», diz Manuel Barbosa. Para os médicos, a falha de medicamentos também é desconfortável: «Já não conseguimos saber as alternativas que realmente estão disponíveis, a cada momento, no mercado».

Fernanda Borges, 80 anos, tem sentido dificuldade em encontrar nas farmácias o Atimos, que o marido, com quase 90 anos, precisa para a asma. «Já senti a falta do Atimos duas vezes, há cerca de um ano e agora. Quando já só tenho duas embalagens de reserva começo logo à procura, para que nunca lhe falte o medicamento. Se não o consigo comprar e ele não faz a medicação, entra em crise».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.