Campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19 arranca em setembro nas farmácias
A participação das farmácias comunitárias na campanha de vacinação sazonal do SNS será, uma vez mais, determinante no combate à hesitação vacinal.
Texto de Ana Rita Cunha
As farmácias comunitárias voltam a integrar a campanha de vacinação sazonal do SNS. A nova época 2025-2026 decorre de 23 de setembro a 30 de abril, segundo anunciou na terça-feira a Direção-Geral da Saúde.
À semelhança de anos anteriores, a vacinação contra a gripe e a COVID-19 é recomendada e gratuita para pessoas a partir dos 60 anos de idade, nos centros de saúde e nas farmácias comunitárias. Nas farmácias, podem vacinar-se gratuitamente as pessoas entre os 60 e os 84 anos de idade.
Pela sua proximidade e relação de confiança com as pessoas, a par da capacidade de aconselhamento, a participação das farmácias comunitárias tem sido determinante para o combate à hesitação vacinal e, consequentemente, para o cumprimento das metas definidas pela DGS.
A campanha de vacinação sazonal 2025-2026 destaca-se pelo alargamento da gratuidade da vacinação contra a gripe a todas as crianças desde os seis aos 23 meses de idade, em contexto SNS. De acordo com a DGS, a novidade deve-se à apresentação de taxas de hospitalização e de entrada nos cuidados intensivos equiparáveis às registadas entre pessoas mais idosas.
Apesar de não serem contempladas nesta campanha, a DGS deixa ainda como recomendação a vacinação das crianças com idades entre os dois e quatro anos, para prevenir doença grave.