Campanha solidária para apoiar quem não consegue adquirir a medicação regressa às farmácias
A 14.ª edição da campanha "Dê Troco a Quem Precisa" decorre de 15 a 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias aderentes.
Texto de Ana Rita Cunha
Ter de optar entre adquirir a medicação necessária ou outros bens essenciais, como a alimentação, é, para muitos portugueses, um dilema diário. Todos os cêntimos doados em farmácia, no âmbito da campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, podem fazer a diferença na vida destas pessoas.
A campanha solidária regressa a cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país entre os dias 15 e 26 de dezembro, com vista a responder a problemas de acesso ao medicamento de pessoas em condição económica mais fragilizada. O lançamento da 14.ª edição aconteceu esta segunda-feira na Farmácia do Lourel, em Sintra.
«É a primeira vez que participamos nesta campanha e quisemos fazê-lo para ajudar a angariar o maior valor possível para permitir que estas pessoas possam usufruir desta ajuda essencial e cumprir as terapêuticas», afirma a diretora técnica adjunta da Farmácia do Lourel, Cristiana Galego.
De acordo com a diretora executiva da Associação Dignitude, Maria João Toscano, um em cada dez portugueses não consegue adquirir os medicamentos prescritos, devido à sua situação socioeconómica, que não lhes permite pagar a parte que não é suportada pelo Estado.
«Temos um milhão de possíveis beneficiários e queremos apoiar todos os que necessitam. Portanto, quantos mais donativos tivermos, maior será o número de pessoas que podemos apoiar», garante, afirmando que «o esforço de todos vai para um bem comum».
Criado em 2015, o Abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude e visa assegurar o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a pessoas em condição económica fragilizada. O programa, que está presente em todo o país, incluindo nas regiões autónomas, funciona com base em donativos, cujo valor é 100% destinado aos beneficiários.
Até ao momento, o programa solidário já ajudou mais de 43.000 pessoas e dispensou mais de 3,3 milhões de embalagens de medicamentos, sendo que, com a ajuda de todos, pode abranger cada vez mais pessoas.
Os donativos podem ainda ser realizados de outras formas e em qualquer época do ano. Saiba como aqui.