Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Chá, broa e amor para dar

​​​​​​​​​​​​Em Fátima, a Farmácia Amiga angaria bens essenciais para uma associação em apuros. Em Tábua, Natal é tempo de partilhar música, brinquedos e carinho com os utentes de toda a vida.

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Alexandre Vaz e Miguel Ribeiro Fernandes

 

Farmácia Simões Ferreira - Tábua

No interior do país, Dezembro começou frio. Temperatura ideal para um chá acompanhado de broa, forma singela e inesperada de acolher quem entra na Farmácia Simões Ferreira, em Tábua.

São cinco e meia da tarde. «Hoje é o nosso chá de Natal», anuncia António Gonçalves. Responde ao convite Patrícia Nunes, de 43 anos. Ao entrar, é surpreendida pelo som da música ao vivo. Está a tocar "A Thousand Years", de Sting. O repertório, interpretado com esmero por quatro jovens da vila, inclui sucessos como "Pica do 7" ou "Amar pelos Dois". «Já viste? Escolheste bem o dia para vir», diz o técnico auxiliar de farmácia à amiga. Patrícia já conhecia «os rostos dos miúdos, mas não as suas proezas». Bebe uma chávena de chá, acompanhada de um pedacinho de broa. Feliz e retemperada, faz-se novamente ao frio da rua.

O chá de Natal é uma tradição «iniciada há muitos anos» por Maria José Carniça, directora-técnica há um quarto de século. Este ano, o concerto de André, Francisca, Maria e Inês, todos com 17 anos, veio aconchegar ainda mais os utentes. «A música é uma forma bonita de aliviar, de ajudar um bocadinho as pessoas a esquecerem as agruras», acredita a farmacêutica. Sobretudo este ano, em que ainda é visível, nos olhos e nas palavras de quem aqui vive, a devastação deixada pelos incêndios de Outubro.


 André, Francisca, Inês e Maria interpretam canções de António Zambujo, Salvador Sobral e Sting na farmácia

Nesta época, a farmácia ajuda como pode as instituições de solidariedade social do concelho de Tábua. «Com a crise, deixámos de o poder fazer como antes», lamenta Maria José Carniça. A tradição só sobrevive graças ao apoio da indústria farmacêutica e ao entusiamo de toda a equipa, que não dispensa fazer visitas de Natal a crianças, mas também a idosos institucionalizados.

«Visitamos as pessoas. Afinal, foram nossos utentes durante uma vida inteira. Entretanto, foram para o lar e deixámos de os ver… é uma forma de lhes dizer “Olá! Ainda cá estamos. Somos nós!”», explica Maria José. É o caso de Maria da Anunciação Pereira, de 90 anos, uma antiga utente e amiga, que vive há 18 anos no lar da Fundação Sarah Beirão. Com uma satisfação humilde e contagiante, a anciã conta que conhece «há muitos anos» as farmacêuticas. Fala da vida e agradece as visitas, retribuindo os votos de Feliz Natal. Pode ser apenas um pacote de lenços de papel, mas cada idoso tem direito a um miminho. «Obrigado pela lembrança», diz também o senhor João, de 87 anos.
 

 No lar da Fundação Sarah Beirão, em Tábua, vivem idosos que toda a vida conheceram a Farmácia Simões Ferreira

Para as crianças pobres, ou sem família, a farmácia lançou a campanha «Troque um brinquedo por um sorriso!». No ano passado, para além de muitas famílias utentes, os atletas do Grupo Desportivo Tabuense organizaram-se para doar brinquedos, jogos e livros. «Superou as nossas expectativas», congratula-se Marta Craveiro, farmacêutica substituta.

Este ano, a Farmácia Simões Ferreira levou oito triciclos e jogos de mesa didácticos às crianças do Centro Social Caeiro da Matta, da Paróquia de Midões. «Os nossos triciclos estavam todos sem rodas...Estes são excelentes!», exclama, alegre, a directora, Beatriz Vitorino.

Farmácias de todo o país lançam rifas, recolhas de fundos e de bens alimentícios em favor dos mais necessitados. Há muitos sinais de festa, mas também de solidariedade.

 
Farmácia Iriense - Fátima

Vista de fora, uma árvore com luzinhas de Natal parece ser a grande protagonista do escaparate da Farmácia Iriense, em Fátima. Mas o olhar de quem entra é logo atraído por uma grande caixa de madeira, aberta junto à árvore. “Farmácia Amiga”, anuncia. Esta caixa nasceu para fazer a diferença. «Todos os anos, no Natal, escolhemos uma instituição de solidariedade social da região e tentamos ajudá-la ao máximo», conta a sorridente directora-técnica, Joana Rocha, de 28 anos.

Os requisitos para receber o apoio da "Farmácia Amiga", devidamente listados na tampa da caixa de madeira, são simples: trabalho reconhecido em prol da comunidade local e sem fins lucrativos.


 Carla Margarido, directora da APAJE, recebe os primeiros donativos angariados pela campanha "Farmácia Amiga"

A instituição beneficiária faz uma lista das suas necessidades. A farmácia faz a sua doação. Os elementos da equipa também. Todos tratam de apelar à solidariedade dos utentes. A cumplicidade e a confiança construídas ao longo de todo o ano garantem a eficácia da "Farmácia Amiga". «Com o apoio dos utentes nossos amigos, conseguimos apoiar quem precisa mais», descreve Carmen Antunes, técnica de farmácia. 

No Natal de 2016, a comunidade de utentes e amigos da Farmácia Iriense levou o Natal às crianças portadoras de deficiência do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima. Este ano, vai apoiar a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APAJE) de Fátima, que serve 124 crianças, dos quatro meses aos 12 anos, em duas creches e um ATL. «Neste momento, a APAJE está a passar por algumas dificuldades financeiras. Por isso, é mesmo muito importante este apoio», revela a directora, Carla Margarido.

A APAJE fez uma lista de necessidades, incluindo medicamentos pediátricos de venda livre, termómetros, cremes muda fraldas e jogos didácticos. Há quem prefira doar bens alimentares. «Embora não tenha sido o nosso pedido, aceitamos de bom grado!», refere a responsável.

A utente Emanuela Vicente, de 21 anos, preferiu oferecer analgésicos e antipiréticos. «Tudo o que pudermos fazer para nos ajudarmos uns aos outros é importante. Se não, não estamos cá a fazer nada», afirma a rapariga.​
 
 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.