Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Cidadão no centro, cuidador ao lado

​​Declarações dos principais oradores na ​​Convenção Nacional da Saúde.

Texto de Sandra Costa e Sónia Balasteiro

​Pôr o cidadão no centro do sistema de saúde é uma aspiração antiga. Na Convenção Nacional da Saúde ganhou a força de uma urgência. Francisco George, histórico director-geral da Saúde, referiu que «não deve ser o doente, mas o cidadão no centro dos cuidados». O agora presidente da Cruz Vermelha Portuguesa referiu a necessidade de «empoderar» o cidadão para que participe activamente na conquista de ganhos em Saúde. «Num novo paradigma onde as prestações de cuidados são conduzidas em regime de co-produção, os cidadãos têm de saber como proteger-se dos riscos. Trata-se de uma co-produção dos resultados em Saúde», sublinhou o antigo director-geral da Saúde. Francisco George está preocupado com o combate às desigualdades no acesso à Saúde em função do rendimento.

Maria do Rosário Zincke, presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, que reúne dezenas de associações de doentes e consumidores, defendeu a consagração legal de um estatuto do cuidador informal, criando uma rede nacional de cuidadores. No painel dedicado às “Políticas públicas de proximidade: O doente no centro da prestação de cuidados de saúde”, emergiram os conceitos estratégicos de planos individuais de saúde e de gestor do doente. «Um gestor da família que, em articulação com o doente e com a família, possa estabelecer o plano individual para aquele doente», defendeu o pediatra Alberto Caldas Afonso, que participou no debate em representação da Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras.


Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.