Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Contamos com os farmacêuticos para a prestação de serviços de Saúde»

Ministra da Saúde em sintonia com as farmácias.​​

Texto de Carlos Enes • Foto de Pedro Loureiro

O Governo reconhece a importância da rede de farmácias para a prestação de cuidados de saúde. «As farmácias são um pilar essencial no sistema de Saúde português. A interacção entre farmácias comunitárias e os demais actores do sistema de saúde português tem sido um dos óptimos exemplos do aproveitamento de sinergias com vista à protecção da Saúde Pública», declarou a ministra da Saúde na tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Nacional das Farmácias (ANF). «Contamos com os farmacêuticos para a dispensa de medicamentos, mas também para a prestação de serviços de saúde», esclareceu Marta Temido. 
 



A presidente da ANF comprometeu-se com a implementação de serviços nas farmácias para melhorar a saúde dos portugueses e a eficiência do investimento em Saúde. «Esta crise pandémica deixou claro que todos somos necessários quando se trata de tornar os sistemas de saúde eficientes e sustentáveis. Os farmacêuticos e as farmácias têm um papel a desempenhar na Saúde Púbica, na educação para a saúde e na prevenção da doença, na preparação e resposta de emergência, na garantia de acesso aos medicamentos e na sua utilização responsável, assim como na melhoria da sensibilização para a vacinação», declarou Ema Paulino, que pediu à governante para olhar sempre para as farmácias «como parte da solução».

A farmacêutica, de 45 anos, aproveitou o discurso de tomada de posse para anunciar propostas para evitar urgências hospitalares desnecessárias, minimizar o impacto das rupturas de medicamentos e impedir a interrupção de terapêuticas. As farmácias estão prontas a garantir a dispensa na comunidade dos medicamentos hospitalares e o sucesso dos programas de vacinação e testagem à COVID-19. Ema Paulino esclareceu que os serviços farmacêuticos devem ser implementados «em colaboração» com os parceiros envolvidos, como os médicos, indústria farmacêutica e farmácias hospitalares.

«Temos as nossas propostas para garantir que o investimento que o país anualmente faz em medicamentos se traduza em ganhos em saúde. Mas estamos principalmente disponíveis para ouvir o que o Governo espera de nós», declarou Ema Paulino.​

 


Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.