Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

95% dos portugueses concorda com alargamento da vacinação sazonal às farmácias

​​​Os resultados preliminares do inquérito de satisfação realizado pela Spirituc – Investigação Aplicada à população sobre a recente época vacinal 2023/2024 revelam que a maioria dos portugueses (95%) concorda com o facto de as vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 serem administradas nas farmácias.

Texto de Marta Roquette

 


A maioria da população refere estar globalmente Muito Satisfeita com a experiência de vacinação, permitindo concluir que a estratégia de alargamento da campanha às farmácias comunitárias, para a​ população com 60 ou mais anos, cumpriu os objetivos do Ministério da Saúde de promover uma maior acessibilidade, comodidade e adesão à vacinação.

Ema Paulino, presidente da ANF, salienta que «em colaboração com o SNS, as farmácias em todo o país aderiram massivamente à vacinação da população mais vulnerável contra a gripe e contra a COVID-19, e superaram o desafio com resultados muito positivos para a Saúde Pública. O nosso agradecimento ao empenho de todos os profissionais de saúde envolvidos, em particular às equipas das farmácias portuguesas, que reforçaram a sua relação de confiança com os portugueses».

Em termos gerais, a média de satisfação reportada foi de 4,77 na vacinação contra a gripe, e de 4,76 na vacinação contra a COVID-19 (numa escala de 1 a 5). É de salientar que a satisfação global com a presente época vacinal aumentou face à época vacinal passada (2022/2023), apesar de na campanha anterior os índices de satisfação já terem sido muito elevados. Na atual época, observou-se uma maior proporção de pessoas muito satisfeitas com a vacinação contra a gripe (77,9%) face ao ano anterior (50,7%). O mesmo crescimento verificou-se no caso da vacinação contra a COVID-19 (77,4%) face ao ano anterior (47,6%).

A proximidade e a rapidez são os principais motivos apontados para a escolha da farmácia como local de vacinação. Nove em cada dez inquiridos vacinados noutro local que não a farmácia (centro de saúde, local de trabalho, casa ou outro) referem que também aceitariam ser vacinados na farmácia.

O estudo releva ainda elevados níveis de satisfação para os vários locais de vacinação (centros de saúde e farmácias comunitárias aderentes) e nas várias dimensões analisadas: horário disponível (78% para a gripe e 77,4% para a COVID-19), tempo de espera para vacinação (78% para a gripe e 75,6% para a COVID-19); competência do profissional de saúde (79% para a gripe e 77,6% para a COVID-19) e a localização geográfica (77,5% para a gripe e 76,3% para a COVID-19).

Foi aplicado um questionário telefónico (metodologia CATI), realizado pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada, a uma amostra aleatória de um painel representativo da população portuguesa residente em Portugal continental. O inquérito foi aplicado em dois momentos: o primeiro antes do início da época vacinal (setembro de 2023) e o segundo momento entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024. O questionário integra um projeto de investigação em desenvolvimento pelo Centro de Estudos e avaliação em Saúde (CEFAR) da ANF.

Aceda ao comu​nicado.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.