Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Entre dois líderes

​​​​​​​João Lopes Ribeiro e João Cordeiro privaram durante 25 anos.​ ​

Texto de Paulo Martins • Foto de Pedro Loureiro/Arquivo

Lopes Ribeiro privou durante um quarto de século com João Cordeiro – desde os tempos em que o dirigente histórico da ANF ainda não tinha sequer ascendido à presidência. Está convencido de que a organização teria adquirido um perfil diferente se ele não lhe tivesse tomado as rédeas.

«Substituiu pessoas que talvez já não tivessem a capacidade que ele tinha para acompanhar a evolução», observa, recordando em especial a luta travada a seguir ao 25 de Abril de 1974. «Ele e Luís Teodoro [primeiro presidente da Direcção] foram fundamentais. Era muito perigoso naquela altura, com greves e reivindicações dos sindicatos, mas eles vinham com a experiência das RGA», as assembleias de estudantes que tanto agitaram as universidades.

A saída de João Cordeiro, que em 2013 interrompeu o último mandato, é interpretada por Lopes Ribeiro como prova da sua inteligência. «Percebeu que era a altura. Saiu no momento certo». Assegurando que ele próprio cessou na altura certa funções de secretário-geral, elogia quem lhe sucedeu e, muitos anos mais tarde, ao próprio João Cordeiro, como presidente da Associação. «O dr. Paulo Duarte tem uma vantagem: consegue formar equipas. E mesmo as pessoas mais idosas respeitam-no, o que é fundamental. É um líder».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.