Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«É preciso alargar a outras zonas do país»

​​​​«Os portadores de VIH perceberam que o farmacêutico os trata como a qualquer doente».

Texto de Carlos Enes e Rita Leça • Foto de Direitos Reservados

O impacto do projecto-piloto nos doentes é «gigante», defende Ricardo Fernandes, director-executivo do GAT – Grupo de Activistas em Tratamento. «É importante alargá-lo a outras zonas do país», afirma ainda este observador.

O facto de os doentes poderem escolher a farmácia, assim como a data e a hora a que vão buscar os medicamentos, representa «uma grande liberdade em relação ao que acontece hoje em dia», expõe o representante dos portadores do VIH-sida. «As deslocações ficam mais baratas e a aquisição dos medicamentos mais rápida». Na sessão de apresentação de resultados, realizada no Infarmed, no dia 27 de Abril, o director-executivo do GAT considerou «o envolvimento das pessoas e, especialmente, dos doentes, muito importante para o projecto estar mais próximo das suas necessidades».

A dignidade dos doentes que aceitaram integrar o projecto-piloto foi salvaguardada. «Os portadores de VIH perceberam que não tem mal nenhum ir à farmácia buscar os seus medicamentos, que o farmacêutico os trata como a qualquer outro utente e que a privacidade e confidencialidade em relação aos dados de saúde não é exposta», relata Ricardo Fernandes. Em lugar de receios, verificam-se ganhos, na medida em que «há uma normalização da doença do ponto de vista social, pelo facto de as pessoas verem que pode ser tratada na farmácia».

Durante o estudo, manteve-se a estabilidade clínica dos 43 doentes envolvidos, o que foi medido indirectamente, por não terem ocorrido abandonos. Ricardo Fernandes lança uma proposta para o futuro: «Gostaria de ver uma tentativa idêntica, mas com pessoas com problemas de adesão à terapêutica».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.