Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Farmácias podem minimizar falhas de medicamentos

A maior intervenção do farmacêutico no processo de dispensa pode evitar ao utente ter de regressar ao médico.

Texto de Sandra Costa

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) apoia as medidas anunciadas pelo Governo para colmatar a rutura de stocks de medicamentos, que se tem acentuado desde o final do ano passado. A limitação à exportação de medicamentos para outros países da Europa tinha sido já comunicada e, a 18 de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou a atualização do preço dos medicamentos mais baratos. Os medicamentos com preço de venda ao público (PVP) até 10 euros vão aumentar 5% e aqueles com preços entre 10 e 15 euros serão atualizados em 2%. No caso dos medicamentos acima de 15 euros, o preço será revisto por comparação com a média dos quatro países de referência (Espanha, França, Itália e Eslovénia). Quando o preço estiver acima da média, será reduzido até ao máximo de 5%.

A revisão da política de preços dos medicamentos em Portugal é importante, considerou a presidente da Direção da ANF, «para não criar um ambiente em que a manutenção de determinados medicamentos não seja viável economicamente». Mas, como Ema Paulino lembrou, a ANF tem vindo a defender outras medidas que podem «obviar ou mitigar as faltas de acesso aos medicamentos». Uma delas é a maior intervenção do farmacêutico no processo de dispensa, «para que seja possível resolver o problema de falhas de medicamentos diretamente na farmácia, sem que a pessoa tenha de regressar ao médico para uma nova prescrição». 

Em determinadas circunstâncias, a problema é de fácil resolução, bastando que as farmácias comunitárias sejam autorizadas a realizar pequenas alterações à prescrição. Por exemplo, dispensar uma embalagem de tamanho diferente, quando a prescrita estiver em falta, ou com diferente dosagem, permitindo que o utente possa tomar dois comprimidos de 5 mg, em vez de um de 10 mg, por exemplo. Outra alternativa é substituir a medicação em falta por outra de diferente formulação, por exemplo, dispensar em xarope a medicação não disponível em comprimidos.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.