300 farmácias de serviço aos incêndios esta noite
45 farmácias ainda sem comunicações.
A rede de farmácias vai continuar a alargar a sua disponibilidade em resposta à tragédia dos incêndios.
Esta noite vão ficar pelo menos 300 farmácias de serviço na Região Centro.
Para além destas, há 45 farmácias sobre as quais não é possível informar quanto à sua disponibilidade, por dificuldades de comunicações.
A inoperacionalidade de redes de comunicações, dados e de energia eléctrica são neste momento os factores de maior constrangimento à prestação de serviços farmacêuticos.
O número de farmácias incomunicáveis está a registar uma evolução positiva: 87 farmácias estiveram ontem nessa situação.
A Farmácia da Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela, retomou hoje a sua actividade nas instalações da junta de freguesia.
A outra farmácia que ardeu nos incêndios – Farmácia Central, em Melo, concelho de Gouveia – retoma amanhã o seu serviço, também nas instalações da junta de freguesia.
A Associação Nacional das Farmácias expressa solidariedade e profunda admiração aos profissionais de farmácia que estão a viver este drama, bem como a todos os profissionais de saúde e protecção civil no terreno.
A ANF mantém activo o seu plano de emergência, em articulação com os grossistas, a indústria farmacêutica, o Ministério da Saúde, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e as empresas de telecomunicações.