Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Farmácias são essenciais para resolver os problemas do SNS»

​​​​​​​Ex-ministro da Saúde falou aos estudantes no Porto.

Texto de Rita Leça • Foto de Ricardo Castelo

As farmácias são essenciais para resolver os problemas do SNS», declarou o anterior ministro da Saúde no XXIII Fórum Farmacêutico, organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

«Essa ideia de que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está moribundo é um exercício de má-fé», disse Adalberto Campos Fernandes. Na sua avaliação, o «SNS está melhor do que estava há dois, três, quatro anos atrás, mesmo com a intervenção da Troika».

As farmácias podem desempenhar «um papel essencial» para a superação dos problemas e para «o reforço» da Saúde Pública, disse aos estudantes. «Existem mais de 2.500 farmácias espalhadas pelo país, com profissionais competentes, fundamentais para garantir a coesão territorial», sublinhou o ex-ministro do actual Governo. «O alargamento que foi feito no ano passado, com a possibilidade de as farmácias prestarem mais serviços e melhores serviços, é fundamental para que a coesão do território seja assegurada», declarou.

Adalberto Campos Fernandes apontou as principais necessidades do SNS: «Aprofundar os meios de organização e de gestão e, claro, investimento, investimento, investimento».

Na sua comunicação, o anterior ministro reforçou também a importância da revisão da Lei de Bases da Saúde, «evitando querelas entre os sectores público, social e privado». Para o ex-ministro, «todos os profissionais devem colaborar, em conjunto, para a promoção da saúde e a prevenção da doença. Trabalhar na Saúde é hoje uma responsabilidade social».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.