Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Gripe: a importância da vacinação

​​​​​​Grande debate SIC / Visão com patrocínio da ANF alerta portugueses para o risco da gripe e a urgência da vacinação. 

Texto de Sónia Balasteiro

O número de pessoas afectadas pelo vírus da gripe não pára de aumentar. Os dias mais frios levaram à subida do número de infecções, situação que levou o director-geral da Saúde, Francisco George, a alertar para o risco de epidemia.

No debate ‘‘Uma Visão Para a Saúde” – projecto de parceria entre a SIC / Visão e a Associação Nacional das Farmácias (ANF) – Francisco George sublinhou que, este ano «a actividade [do vírus] é mais intensa». O pico deverá ser atingido em meados de Janeiro e, por isso, as autoridades alertam para a necessidade de protecção, sobretudo dos doentes crónicos. 

Este ano, a estirpe dominante do vírus é o H3N2, conhecido por ser particularmente agressivo para a população mais vulnerável, sobretudo os idosos. «No intervalo de uma década, há três epidemias por H3, estirpe que é mais nociva para os mais velhos», sublinha, citado pela Visão, o consultor da Direcção-Geral da Saúde, Filipe Froes.

No debate transmitido na quarta-feira pela SIC Notícias, a médica Ana Sofia Corredoura, do Hospital Beatriz Ângelo, adiantou que, nas últimas semanas, chegaram às urgências «muitos idosos e muitas pessoas com doença crónica». «Esses sim – porque ainda existem alguns mitos associados à vacina, e não se vacinam – já vêm com doença grave», referiu a médica. 

O melhor remédio é mesmo a prevenção, insiste a DGS, com a qual as farmácias protocolaram um procedimento de informação aos utentes. 

Desde a época de 2012/ 13 que a vacinação contra a gripe é gratuita nos centros de saúde para os grupos de risco. As farmácias receberam também 800 mil vacinas para administrar aos utentes. «As pessoas têm de perceber que a gripe é uma coisa séria. Temos muita margem para progredir em termos de prevenção», sublinhou a directora do Centro de Estudos de Avaliação em Saúde, da ANF, Suzete Costa. E acrescentou: «Já tivemos coberturas vacinais mais elevadas. Em 2008/09, atingimos os 53% na população com mais de 65 anos. No ano passado, não ultrapassámos os 50,9%», revelou. 

«As pessoas pensam que a vacina não faz efeito, mas não é verdade. Mesmo que não haja uma protecção de 100%, há sempre a redução da probabilidade de complicações», salientou a farmacêutica. 

Todos os anos, cerca de um milhão de portugueses tem gripe. E, no Inverno, morrem, segundo dados oficiais, mais de duas mil pessoas.

Por isso, todo o cuidado é pouco. Se a gripe aparecer, o director-geral da Saúde deixa um conselho, em particular para as pessoas mais vulneráveis: «Os mais idosos devem, antes de ir a uma urgência, usar a linha Saúde24» (800 24 24 24).

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.