Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

História das farmácias fica aberta ao mundo

​​​​​​​​O Arquivo Histórico das Farmácias vai estar disponível online a 15 de Outubro.

Texto de Sandra Costa • Foto de Pedro Loureiro

O site www.arquivofarmacias.pt​ tem como objectivo principal abrir uma janela entre o sector farmacêutico e a sociedade. A plataforma, a inaugurar a 15 de Outubro, reúne material sobre a história das farmácias em Portugal desde 1940, aquando da fundação do Grémio Nacional das Farmácias (GNF), até à actualidade. Trata-se de um projecto dinamizado pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), com o apoio do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

«O Arquivo Histórico das Farmácias consolida a ambição de desbravar o passado, para com ele aprender», explica Paulo Martins, coordenador do projecto. Ao longo de mais de dois anos, a fez o levantamento, organizou e agora disponibiliza publicamente o acervo da ANF. É uma «tarefa hercúlea», dada a dimensão do arquivo, mas «indispensável para conhecer a história do sector farmacêutico em Portugal», afirma Paulo Martins.

O projec​to foi concretizado, no plano tecnológico, pela empresa Keep Solutions, sendo a plataforma sustentada pelo software Archeevo. O novo website facilita o acesso de investigadores e do público em geral ao sector da Farmácia, numa lógica de abertura à sociedade. Lá é possível encontrar informação relevante sobre o sector, através das edições da revista Farmácia Portuguesa e de outras publicações, das actas de órgãos internos do GNF e da ANF, de legislação do sector farmacêutico e da organização corporativa, entre 1933 e 1976. O trabalho prossegue com a conservação, o registo e a digitalização de milhares de documentos. Uma das prioridades é o espólio da Professora Odette Ferreira, que foi doado à Associação.​​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.