Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Já é uma relação de família»

A Farmácia Albuquerque, em Vinhais, protagonista do quinto episódio da websérie "Farmácias com Histórias", espelha a importância da proximidade das farmácia à comunidade, em particular no interior do país.

Texto de Ana Rita Cunha

 

Uma embalagem, duas, três… Pouco a pouco, a caixa azul da Farmácia Albuquerque, que percorre quilómetros em Vinhais para fazer chegar os medicamentos a quem não consegue dirigir-se à farmácia por meios próprios para os recolher, vai ficando recheada.

Os serviços são o foco do quinto episódio da websérie evocativa dos 50 anos da ANF, “Farmácias com Histórias”, espelhando a importância da proximidade das farmácias à população. O serviço de apoio ao domicílio adquire especial relevância em Vinhais, onde existem mais de uma centena de aldeias, bem como em todo o interior do país, onde as farmácias são muitas vezes o único ponto de acesso aos cuidados de saúde.

«As pessoas confiam em nós. Não é só a relação de farmácia/utente, já é uma relação de família», admite Lurdes Maia, técnica de farmácia e responsável por levar a medicação a estas pessoas, durante uma das viagens diárias pelas estradas do concelho.

De acordo com a proprietária, Rita Domingues, o serviço de apoio ao domicílio foi sempre «uma das grandes ações» da Farmácia Albuquerque, já que «esta farmácia, como qualquer uma no interior do país, é uma referência para quem necessita de cuidados de imediato ou de aconselhamento na toma da medicação».

«Se não houvesse o serviço de apoio domiciliário disponibilizado pelas farmácias, algumas pessoas não teriam acesso à medicação de que precisam, nem a um profissional de saúde que as ajude do ponto de vista da melhor utilização das terapêuticas», afirma a presidente da ANF, Ema Paulino.

O resultado é a relação de proximidade e de confiança que se estabelece entre as farmácias comunitárias e as pessoas. «A população acredita em nós e que temos a porta aberta», assegura a presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos da ANF, Maria da Luz Sequeira.

Desta forma, Ema Paulino conclui que o modelo de farmácia em Portugal é um exemplo, sendo «o que mais contribui para a qualidade de vida das pessoas e o que melhor defende tanto os critérios de saúde pública, como os de saúde individual».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.