Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

João Almiro e António Arnaut homenageados pela ANF

​​​​​​​​​​​​O farmacêutico João Almiro e o “pai” do SNS, António Arnaut, foram homenageados pela ANF, através da atribuição das Insígnias da Associação.

A cerimónia decorreu ontem, 15 de Outubro, data em que se comemoraram os 40 anos da ANF, em Lisboa.

O secretário geral da ANF, Nuno Flora, deu a conhecer as motivações para a atribuição das Insígnias a estas duas personalidades.

Com farmácia instalada em Campo de Besteiros, João Almiro criou e financiou instituições onde recolheu crianças vítimas de abusos sexuais, crianças com fome, crianças maltratadas, jovens toxicodependentes, deficientes, alcoólicos, criminosos, gente sem sorte. É um «notório exemplo de vida dedicada à profissão farmacêutica e ao bem-comum, sem interesses materiais, pelo seu elevado mérito e por ter contribuído de modo extraordinário para a valorização das actividades farmacêuticas no seio da sociedade, perfilhando o bem-fazer sem olhar a quem».

Licenciado em Direito, António Arnaut integrou o II Governo Constitucional, como ministro dos Assuntos Sociais, tendo o seu nome ficado ligado à criação do Serviço Nacional de Saúde, sendo justamente considerado o “pai” do SNS. Contribuiu, de forma notória, para que os mais desfavorecidos tivessem acesso a cuidados de saúde. Ao longo da vida, «sempre tem distinguido as farmácias de oficina e os farmacêuticos como intervenientes positivos na área dos cuidados de saúde».

 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.