Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Luta pela sobrevivência

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Uma em cada cinco farmácias enfrenta acções de penhora e insolvência.

Texto de Maria Jorge Costa e Pedro Veiga

O número de farmácias em situação de insolvência ou penhora continua a aumentar. Nos primeiros cinco meses deste ano, nove farmácias entraram em insolvência e 17 foram alvo de penhora, de acordo com o barómetro do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR).

As farmácias com acções de insolvência ou de penhora representam já 20,2% da rede farmacêutica nacional, o que se traduz em 594 farmácias.

Nos últimos cinco anos, registou-se uma subida de 146% de farmácias nesta posição. Entre Dezembro de 2012 e Maio de 2017, o número de farmácias em insolvência subiu de 61 para 214, mais 250,8%. No mesmo período, o número de farmácias com acções de penhora aumentou de 180 para 380, o que representa um acréscimo de 111%.​​

Há 19 distritos com mais de 10% das farmácias alvo de acções de insolvência ou penhora. Portalegre encontra-se na pior posição, com 32,6% da totalidade das farmácias nesta situação. O Top 5 dos distritos mais afectados compreende outros dois distritos do interior: Guarda (28,8%) e Beja (26,8%); mas também duas áreas urbanas: Lisboa (25,9%) e Setúbal (27,9%).

A pressão sobre a solvabilidade das farmácias «estabilizou ligeiramente em 2015 e 2016», comenta o secretário-geral da ANF. No entanto, «ainda se faz sentir e há estabelecimentos em situação financeira muito complicada», refere Nuno Flora. Na origem do problema está «o conjunto de medidas de desregulação e de austeridade, que se agudizaram a partir de 2011». Nuno Flora refere ainda a «incapacidade financeira das farmácias para manter em stock um elevado número de medicamentos». Este é um dos factores que explica as maiores dificuldades sentidas pela população no acesso aos medicamentos.

Presentation2.png

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.