Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Máscaras caem em vários locais

​​​​​​Novas regras de combate à pandemia aliviam obrigatoriedade do uso de máscaras.

Texto de Sandra Costa • Foto de José Pedro Tomás

A partir de 22 de abril, o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em locais como escolas, restaurantes e comércio, recintos desportivos, espetáculos culturais, assim como ao ar livre. A medida assinala uma simplificação das medidas de combate à COVID-19, após a auscultação a peritos em Saúde, mas poderá ser revista, caso as circunstâncias da pandemia se alterem.

A obrigatoriedade do uso da máscara mantém-se em hospitais e centros de saúde, farmácias, estruturas residenciais / lares, estruturas de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário a pessoas idosas e unidades de cuidados continuados. O critério que justifica a manutenção do uso da máscara nestes locais é o facto de serem «locais frequentados por pessoas especialmente vulneráveis». Outros locais onde a máscara continua a ser obrigatória são os de «utilização intensiva», como transportes públicos, transportes coletivos de passageiros, incluindo aviões, táxis ou TVDE. No caso dos transportes, a obrigatoriedade do uso de máscara poderá cair quando Portugal atingir a meta de 20 óbitos por milhão de habitantes, fixada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e pelo Governo português, de acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido.



Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.