Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Médicos e farmacêuticos assinam petição juntos

​​​​​​​Bastonários visitam farmácia no Porto e ouvem inquietações de utentes e farmacêuticos.

Texto de Rita Leça • Foto de Ricardo Castelo

​O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e a ​bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, juntaram-se esta sexta-feira para assinar a petição “Salvar as Farmácias, Cumprir o SNS”, na Farmácia Vitória, no Porto, num apelo conjunto ao Governo e às entidades do sector para garantir que todos tenham acesso à saúde e aos medicamentos de que precisam.
 

 
«Temos falta de medicamentos fundamentais. É muito frustrante ver doentes diabéticos, por exemplo, que não conseguem comprar os seus medicamentos», desabafou Ana Paula Martins.
 

 
 «Os doentes vão, muitas vezes, de farmácia em farmácia à procura do seu medicamento e não conseguem encontrar», acrescentou Miguel Guimarães, para quem «as farmácias são um instrumento fundamental para cumprir o SNS e têm um papel essencial ao serviço de todos os portugueses». «Vivemos uma situação dramática. O Estado tem de intervir», concluiu o bastonário da Ordem dos Médicos. 
 
«Varrer os problemas para debaixo do tapete é governar mal o país. É muito importante que as autoridades, nomeadamente o Infarmed e o Ministério da Saúde, intensifiquem as soluções que precisam de ser tomadas para que os nossos doentes vejam o seu acesso ao medicamento garantido», reclamou, por sua vez, a bastonária.
 

 
Actualmente, 679 farmácias estão em risco de penhora ou insolvência, ou seja, 23,2 por cento do total, de acordo com dados de Dezembro do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR).
 

 
A Farmácia Vitória, no Porto, «lá se vai aguentando, mas com dificuldade», nas palavras do director-técnico, Rui Romero, que aproveitou o momento para apresentar as principais dificuldades do seu dia-a-dia. 
 

 
Inquietações que surgem também do lado dos utentes. Maria Helena Pinto tem 88 anos e passa os dias na farmácia, a fazer renda. «Tratam-me melhor aqui do que em casa. Se a farmácia fechasse seria o meu maior desgosto», exclamou, sem hesitações.

 A petição está disponível para subscrição ​nas farmácias e AQUI. No final de Março, será entregue à Assembleia da República.
 
 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.