Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Misericórdias e IPSS subscrevem Programa Abem

​​​​​​​​​​​​​Iniciativa apoia portugueses necessitados no acesso aos medicamentos receitados.

Texto de Carlos Enes • Foto de Carla Bessa

​O Programa Abem, que visa apoiar todos os portugueses necessitados no acesso aos medicamentos receitados pelos médicos, recebeu hoje a adesão formal da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).

«Este projecto não só vai beneficiar muitos portugueses como o próprio Estado, porque doentes correctamente medicados não precisarão de entupir os hospitais com internamentos e urgências evitáveis», declarou Manuel Lemos, presidente da UMP, na cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu esta segunda-feira no Porto.

FPOR_18.JPG

​Já o presidente da CNIS sublinhou que as IPSS e as farmácias são as instituições melhor espalhadas pelo território: «As farmácias partilham com as IPSS essa presença e testemunham todos os dias o drama de muitas pessoas», declarou Lino Maia. Este responsável acredita que os farmacêuticos «desenvolveram engenho e arte para resolver a maioria desses problemas», mas também que «foi essa vivência a determinar o nascimento da Dignitude».

A união das instituições do sector social às instituições de saúde é o factor decisivo para o sucesso do Programa Abem, de acordo com o presidente da Dignitude, entidade promotora da iniciativa. «Juntos seremos mais capazes de afastar qualquer discriminação no acesso ao medicamento», declarou Paulo Cleto Duarte.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.