Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Observatório defende medicamentos para o cancro nas farmácias

​​​Relatório de Primavera defende dispensa nas farmácias de medicamentos oncológicos.​

Texto de Sónia Balasteiro

​O Relatório de Primavera produzido pelo Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) defende a dispensa, nas farmácias, de medicamentos contra o cancro​, medida que iria «facilitar o acesso dos doentes a este tipo de medicação».

«Sendo o cancro um dos claros determinantes para a mortalidade prematura, seria expectável que o acesso à terapêutica oncológica fosse identificado como prioritário», lê-se no documento.

O relatório “Saúde – Procuram-se novos caminhos”, apresentado pelo OPSS, lembra que esta medida já está prevista para o VIH/sida:​ «O ensaio-piloto está a ser aguardado com grande expectativa, pois permitirá verificar as questões processuais e as potenciais implicações na acessibilidade e na adesão à terapêutica por parte dos doentes».

Os autores analisaram questões relacionadas com as garantias de adesão à terapêutica anti-retroviral. Na base desta análise está um despacho «que valoriza o papel das farmácias comunitárias enquanto agentes de prestação de cuidados» e que​ prevê medidas para se ensaiar nas farmácias «a delegação parcial da administração de terapêutica oral em oncologia e doenças transmissíveis». ​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.