Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Oportunidade histórica»

​​​​​​Luís Mendão, doente há 20 anos, aprova o projecto-piloto por salvaguardar a liberdade de escolha e a avaliação de custos.​

Texto de Maria Jorge Costa • Foto de Pedro Loureiro

Luís Mendão, doente há 20 anos, considera que esta é a «solução adequada» para responder às necessidades dos  doentes   portadores de VIH/sida, por reunir, num mesmo projecto, a reserva de privacidade e a qualidade científica que avalia o seu impacto e os custos envolvidos. Vê como vantagens «a produção de conhecimento, um sistema controlado para sabermos quais os resultados, a liberdade de escolha e a avaliação dos custos».

Mendão diz-se, «como doente e como cidadão», preocupado com o Orçamento do Estado. «Sabemos que os recursos são limitados, e que queremos tratar todos e o melhor possível. Em 2017, temos uma oportunidade histórica de redução do custo da medicação anti-retrovírica para preços comportáveis e justos», os quais são, para já – conforme disse – muito mais elevados do que em qualquer outro país europeu. «O custo anual por doente não deve ultrapassar os cinco mil euros. É um valor justo, que continua a ser muito bem pago e que permitiria alocar recursos para onde eles fazem falta», defende.

Por isso, a articulação entre indústria farmacêutica, farmácias e investigação científica «é essencial, para caminharmos depressa e em segurança no sentido do fim de novos casos de sida e do controlo, com tendência para zero até 2030, de novas infecções. O tratamento é uma parte essencial para atingir esse objectivo, mas é preciso fazer mais prevenção, haver mais diagnóstico precoce, e aumentar, e muito, a retenção e a adesão dos doentes à terapêutica».​​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.