Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

O primeiro dia do SNS

​​​​​​​​​​​Orgulho, satisfação, mas também dúvida e surpresa. Houve de tudo no Conselho de Ministros em que António Arnaut apresentou a versão inicial daquilo que viria a ser o SNS.

Texto de Pedro Veiga • Foto de Pedro Loureiro

O então Ministro dos Assuntos Sociais tomou notas dos comentários dos colegas e doou agora o manuscrito ao Museu da Farmácia.

O dia 29 de Julho de 1978 ficará na História como o momento em que a promessa de acesso democrático aos cuidados de saúde, feita na Constituição da República Portuguesa, começou a ser cumprida. Um despacho ministerial publicado no Diário da República, que ficou conhecido como “Despacho Arnaut”, lançou as bases do Serviço Nacional de Saúde, que viria a ganhar corpo pleno pouco mais de um ano depois. Foi necessário esperar que António Arnaut, já deputado da oposição, apresentasse o projecto ao Parlamento, que o aprovou com os votos favoráveis do PS, PCP e do deputado da UDP – e contra do PSD, CDS e da ASDI.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.