Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Para onde vai o troco na farmácia?

​​Até 20 de dezembro, o seu troco vai contribuir para doar medicamentos a quem mais precisa. 

Texto de Sandra Costa • Foto de Pedro Loureiro

Luísa Soares contribuiu pela primeira vez para a campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”, no dia em que arrancou a 10ª edição desta iniciativa destinada a ajudar famílias em situação de pobreza a aceder aos medicamentos de que precisam. Luísa não conhecia a campanha, mas não hesitou em ajudar quando a farmacêutica Marta Felgueiras, da Farmácia Largo do Rato, lhe explicou os objetivos. «Acho muito interessante e aderi logo, como não podia deixar de ser», diz a moradora na rua do Salitre, utente habitual daquela farmácia.

Para apoiar, basta doar o troco das suas compras numa das cerca de 600 farmácias aderentes ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, até 20 de dezembro. O valor angariado vai, integralmente, para o fundo solidário que ajuda a comparticipar os medicamentos das pessoas mais vulneráveis. 


«As pessoas que beneficiam do Programa abem muitas vezes têm de optar entre comprar a sua comida ou o medicamento para controlar a sua doença», explica Maria João Toscano, responsável pelo programa 

Faz a diferença na vida destas pessoas? «Faz muita», garante a diretora executiva da Dignitude, a associação que gere o programa. «As pessoas que beneficiam do Programa abem vivem com 250 euros por mês. Muitas vezes têm de optar entre comprar a sua comida ou o medicamento para controlar a sua doença», explica Maria João Toscano. Metade das famílias desfavorecidas não conseguem adquirir todos os seus medicamentos, confirmou recentemente um estudo da Universidade Nova de Lisboa. A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” garante que estas pessoas conseguem aceder aos medicamentos comparticipados, prescritos pelo médico, ou seja, aqueles que são essenciais para controlarem a sua doença. 

O Programa abem já apoiou mais de 34 mil pessoas, pertencentes a mais de 19 mil famílias, em todo o país, incluindo nas regiões autónomas. Funciona com uma rede de parceiros «fenomenal» que, além das farmácias, inclui os municípios, juntas de freguesia, IPSS (Instituições Portuguesas de Solidariedade Social), Caritas e Misericórdias. Cabe a estes parceiros referenciarem as famílias apoiadas e são essenciais para o sucesso do programa. «Estas entidades locais fazem a diferença, pois conhecem as suas pessoas», explica Maria João Toscano. 


«Seja pouco, seja muito, cada um dá aquilo que pode dar e toda a ajuda é bem-vinda!», diz a farmacêutica Marta Felgueiras 

Para as farmácias é um orgulho participar, garante a diretora-técnica adjunta da Farmácia Largo do Rato. «A nossa função como farmacêuticos é estarmos próximos da nossa comunidade, ajudar no que podemos e melhorar a saúde, portanto, estas iniciativas são ótimas para cumprirmos o nosso papel». Marta confia que a vontade de ajudar se estende aos utentes da farmácia: «Seja pouco, seja muito, cada um dá aquilo que pode dar e toda a ajuda é bem-vinda!». 

Neste Natal ajude quem mais precisa. Basta doar o seu troco. 

Apoie esta campanha: 
_x0009_Doe o seu troco numa farmácia aderente à campanha 
_x0009_Faça um donativo por MB WAY: 932 440 068
_x0009_Faça uma transferência bancária: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7


 


Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.