Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Petição defende revisão da lei para pessoas com capacidade diminuída

O objectivo é promover discussão do tema na Assembleia da República.​

Texto de Irina Fernandes • Foto de António M.L. Cabral/CCBY

Promover o «pleno e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com capacidade diminuída», em obediência ao disposto na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: este é o mote da petição pública, lançada por um grupo de cidadãos que defende a revisão do regime jurídico de portadores de incapacidades provenientes de avanço de idade, situação de doença, nomeadamente Alzheimer, e/ou outras demências.
 
Os signatários solicitam uma revisão do regime jurídico das incapacidades das pessoas maiores regulada nos Artigos 138º a 156º do Código Civil (inabilitação e interdição). 
 
Sustentam que o novo enquadramento jurídico deverá consagrar «a promoção, a protecção, o pleno e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com capacidade diminuída». 
 
A petição, dirigida ao Presidente da Assembleia da República, e que conta já com a assinatura da Associação Alzheimer Portugal, reivindica a consolidação de direitos que devem ser reconhecidos a estas pessoas. É disso caso o direito a «serem acompanhadas nas suas decisões, por alguém da sua confiança, devendo ser-lhes dada toda a ajuda possível para que sejam as próprias a decidir” bem como o direito “a que alguém as represente se e quando, de todo, não conseguirem tomar decisões livres e esclarecidas sobre determinados aspectos das suas vidas». 
Saiba mais sobre esta petição AQUI​.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.