Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Portugal a desaparecer

​​​Desertificação e concentração de serviços no século XXI.

​Serviços de saúde mais longe das pessoas
As extensões dos centros de saúde eram 1.820, no ano 2000, e baixaram para 1.063 (INE, 2011) na primeira década do milénio. Continua a haver notícia do encerramento de muitos serviços locais, bem como da redução do seu horário de funcionamento. Os dados sobre os centros de saúde deixaram de ser recolhidos a partir de 2012.

Fonte: PORDATA

Duas em cada três escolas primárias fechadas
Fecharam 5.327 escolas do 1.º Ciclo, as antigas escolas primárias. A depressão económica e o encerramento de serviços favorecem a emigração e imigração para as cidades por parte da população jovem em idade fértil. A desertificação e o envelhecimento alimentam-se mutuamente.

Fonte: PORDATA

Bancos fecham 1.300 balcões
A banca de proximidade atingiu o seu auge em 2010, com 5.877 balcões espalhados pelo território. Na última década, começaram os encerramentos, tendência que se intensificou nos últimos cinco anos.

Fonte: INE

Correios pela metade
A concentração das estações de correio é um fenómeno marcante dos últimos anos. A revolução tecnológica e a digitalização das comunicações explicam, em parte, esta tendência. Também a depressão económica e o êxodo populacional em muitas localidades tornaram inviáveis centenas de balcões. A população mais velha e info-excluída apresenta-se como maior vítima e lidera os protestos contra os encerramentos.

Fontes: INE e ANACOM

O juiz foi para fora
A série estatística tem uma quebra. Em 2014, a nova Lei de Organização Judiciária procedeu à concentração dos tribunais judiciais em 23 grandes comarcas. Simultaneamente, decretou o encerramento de 20 tribunais, maioritariamente em concelhos do Interior, e à conversão de outros 27 em secções de proximidade, que funcionam como extensões das comarcas.

Fonte: PORDATA

O caminho-de-ferro encolheu
A partir do último quartel do século XX foi desactivada quase metade da rede de caminho-de-ferro. As linhas de Monção, Tâmega, Tua, Sabor, Corgo, Vouga, Dão e Portalegre perderam o comboio. A Alta Velocidade e as grandes linhas de bitola europeia, para transporte de mercadorias e passageiros, marcam este século na Europa, mas só existem a partir de Espanha. Portugal é uma ilha ferroviária.

Fonte: PORDATA

Campeões da Europa de incêndios
Portugal é recordista europeu de fogos florestais, mesmo quando comparado com os países do Sul da Europa, com clima semelhante, mas muito maior extensão de território. O ano passado, que não está reflectido no mapa, foi o pior de que há memória, com 540 mil hectares de área ardida e 114 vítimas mortais. A desertificação, o despovoamento e a drástica diminuição das actividades económicas ligadas à terra, como a agricultura e o pastoreio, são as causas estruturais.

Fonte: Comissão Europeia

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.