Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Quero aquelas seringas do bico fininho»

​​​​​​​​​Na Covilhã, os utentes não assumem toxicodependência.

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Miguel Ribeiro Fernandes

​A Farmácia Mendes, instalada numa rua vizinha à Câmara Municipal da Covilhã, tem oito utentes regulares a fazer troca de seringas. Esta é a estimativa da directora-técnica, Fátima Proença, porque em regra ninguém assume a toxicodependência.

– «Quero aquelas seringas do bico fininho», pedem os utentes.
– «Quer um kit?», pergunta a farmacêutica. – «Não, não quero kits, só as seringas. Não é para mim, mas, já agora, pode dar-me dois ou três kits?».

A Farmácia Mendes aderiu ao Programa Troca de Seringas mal foi lançado. A directora-técnica, no entanto, gostaria que a sua implementação fosse mais exigente. «Devia haver um compromisso por parte do utente, como acontece com a cessação tabágica», defende Fátima Proença. «Continuo a acreditar num serviço farmacêutico em que complementamos a dispensa de qualquer fármaco ou dispositivo com formação técnica e um compromisso recíproco de acompanhamento», acrescenta a farmacêutica.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.