Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Sarcófago está a ser restaurado

​​​​Peça egípcia é uma das mais marcantes da colecção do Museu da Farmácia.

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Pedro Loureiro

O sarcófago de Irtierut, peça egípcia que integra a colecção do Museu da Farmácia, em Lisboa, está a ser restaurado. O sarcófago em madeira estucada, datado da Época Baixa, de 664 a 332 a.C., e de grandes dimensões, está a ser alvo de uma limpeza superficial por via mecânica e do preenchimento de algumas pequenas falhas na pintura do gesso. 

Este sarcófago foi adquirido em 1940 pelo coleccionador Josef Nestor, passando a integrar a The Plaisant Josef Nestor Collection, nos Estados Unidos da América. Seria adquirido pelo Museu da Farmácia num leilão da Christie’s, chegando a Lisboa em 8 de Março de 2002.
 
Trata-se de um sarcófago antropomórfico bastante decorado, com as sobrancelhas e os olhos bem delineados e expressivos num rosto suave e arredondado envolvido por uma espessa cabeleira tripartida, da qual sobressaem as orelhas. «É uma das peças mais marcantes da nossa colecção», descreve a curadora do Museu, Paula Basso, «e uma das mais admiradas pelo público». 


 
Na descrição da peça, encontra-se os seus pormenores: «A decoração frontal exibe um colar floral de várias voltas, seguindo-se a deusa Nut alada encimada pelo seu nome e segurando duas penas. De cada um dos lados, está a defunta perante Osíris, que se vê depois num leito, iluminada pelos raios solares na companhia do seu ba (conceito metafísico egípcio de alma-coração, que torna o indivíduo único), com quatro vasos de vísceras sob o leito. Segue-se o símbolo de Abido ladeado por Ísis e Néftis e, depois, cinco colunas de texto na vertical».

A base do sarcófago de Irtierut não foi esquecida: é preenchida nos seus quatro lados por uma inscrição. Este é um exemplo de um texto pintado nos pés e na base: «Palavras ditas por Ísis, tua irmã. Ó Osíris Irtierut, justificada, filha de Padihor, justificado, senhora de veneração de Ré-Horakhti, deus grande, filha da dona de casa sua mãe, Tarenenutet, justificada, senhora de veneração de Ré.» E ainda, ao lado: «Palavras ditas por Néftis, tua irmã».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.