Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Serviço campeão

​​​​​​​​​Dois prémios para a testagem COVID-19 nas farmácias, considerado exemplo maior do potencial da rede.

Texto de Carina Machado

Para o vice-presidente da ANF, Diogo Gouveia, o reconhecimento do Prémio Saúde Sustentável, «particular- mente na categoria de Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão, é motivo de grande orgulho para uma rede que tem na proximidade às pessoas o foco da sua atividade. Existe um enorme potencial de colaboração das farmácias com o Serviço Nacional de Saúde, e os TRAg vieram comprovar a bondade e a vantagem para as pessoas, e para todo o sistema, do estreitamento dessas parcerias». «Se a vacinação permitiu controlar a doença, a testagem nas farmácias permitiu libertar a saúde dos portugueses», concluiu o responsável.

Os Prémios Saúde Sustentável são uma iniciativa da Sanofi e do jornal Negócios, e têm por objetivo a divulgação e incentivo das boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.

A 27 de outubro, seria a vez do serviço farmacêutico ser distinguido como Projeto do Ano com o Prémio Almofariz, um dos prémios setoriais mais importantes atribuídos atualmente em Portugal.

​​«A vacinação permitiu controlar a doença, a testagem nas farmácias permitiu libertar a saúde», considerou Diogo Gouveia

A redação da revista Farmácia Distribuição, entidade que há 28 anos promove a entrega destes galardões, reconheceu, assim, o contributo «ímpar das farmácias para a reabertura do país» e para a diminuição e controlo das infeções pelo SARS-CoV-2. Rita Lopes, coordenadora editorial da revista, sublinhou a organização e enalteceu o espírito de missão e resiliência dos farmacêuticos comunitários, que tornaram possível, num tão curto espaço de tempo, a prestação de um serviço novo em circunstâncias tão extraordinárias. Em face dos resultados, e com mais de 13 milhões de TRAg realizados, «não podemos senão considerar que este é um exemplo das enormes potencialidades da intervenção das farmácias para o sistema de Saúde e para os portugueses».

Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias, que recebeu o prémio em conjunto com a Associação de Farmácias de Portugal e o Infarmed, agradeceu a todas as farmácias «a entrega e o esforço hercúleo» necessários para a disponibilização aos portugueses de um serviço que se revelou crucial para a saúde e a liberdade das pessoas. A realização de TRAg COVID-19 nas farmácias, cuja implementação requereu muita coordenação institucional, trouxe também importantes aprendizagens que importa agora capitalizar, em benefício dos portugueses, defendeu. «Faz todo o sentido, à luz dos resultados excelentes que advieram da contratualização pelo SNS do serviço de TRAg COVID-19 às farmácias comunitárias, estender o modelo a outras áreas, como o VIH-SIDA ou as hepatites, e utilizar as infraestruturas criadas noutros campos».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.