Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Serviços farmacêuticos reduzem custos ao SNS

​​​​​Evidência científica prova que a adesão terapêutica permite melhorar a saúde dos utentes.

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Paulo Neto

Estudos realizados nos EUA e em Inglaterra mostram que os serviços farmacêuticos permitem uma redução significativa de custos para o SNS, para as farmácias e para as companhias de seguros. «Por cada dólar investido, há um retorno de dois ou três dólares», explica o professor de adesão terapêutica e especialista do Centro de Investigação Farmoeconómica da Universidade de Illinois, em Chicago, nos EUA.

Através do Projecto Acheville, um programa clínico para a diabetes, a asma, a hipertensão arterial e a dislipidemia, que previa a monitorização, sessões de 60 a 90 minutos com um educador para a saúde, e sessões de três em três meses com um farmacêutico, foi possível perceber que o acompanhamento permitia, por exemplo, diminuir os custos com a doença. Resultados semelhantes foram obtidos com as outras três patologias. Estes resultados foram possíveis, sublinha Daniel Touchette, através de «um plano de acção centrado no doente e realizado com o doente, respondendo aos seus objectivos». «Isto é fundamental».

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.