Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«Tirar o PTS das farmácias vai sair-nos caro»

​​​​​​​Saída das farmácias do programa pode contribuir para aumento de doenças infecciosas.

Texto de Sónia Balasteiro • Foto de Miguel Ribeiro Fernandes

A rede de farmácias começou a trocar seringas em 1993 de forma gratuita. Nos primeiros três meses, a Associação Nacional das Farmácias suportou os custos da produção dos kits, bem como dos contentores e do circuito de recolha. A distribuição de seringas nas farmácias foi interrompida em Dezembro de 2012, devido à crise no sector e à recusa do Governo em comparticipar o serviço. Só foi retomada em Janeiro de 2015, em fase de projecto-piloto. O Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Centro de Estudos Aplicados da Católica Lisbon Business School fizeram uma avaliação económica dessa experiência, estimando um benefício líquido para o Estado de seis euros por cada kit trocado nas farmácias. Em 2017, as farmácias passaram a ser remuneradas em 2,40 euros por cada kit de "Redução de Riscos" trocado.

A interrupção do Programa Troca de Seringas (PTS) nas farmácias durante dois anos (2013 e 2014) poderá ter tido um impacto negativo na incidência das doenças infecciosas. O aviso é de Rui Lino, assistente social no Centro de Atendimento a Toxicodependentes (CAT) da Covilhã. «Preocupa-me o impacto a longo prazo. Poupámos dinheiro no imediato, mas vamos pagar essa factura com muitos juros. Por enquanto, nós acompanhamos a tendência nacional de decréscimo de novos casos. Mas vamos ver no futuro, porque podemos estar numa fase em que a doença ainda é indetectável», considera este responsável.

O CAT da Covilhã acompanha 300 pessoas, toxicodependentes ou a seguir o programa de substituição com metadona. Dez por cento consomem ou consumiram heroína por via endovenosa.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.