Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Uma carroça no sapatinho

​​Para as crianças dos anos 30, o menino Jesus ainda era o detentor da patente dos presentes de Natal.

Texto de Paulo Martins • Foto de Pedro Loureiro/Arquivo

Uma carroça de madeira, puxada por junta de bois de papelão. João Lopes Ribeiro teria uns sete anos quando encontrou no sapatinho a prenda de Natal que nunca mais esqueceu. A recuperar de uma dolorosa operação à garganta – gelo na boca à laia de anestesia; lençol a servir de camisa de forças – estava mesmo a precisar de um miminho.

O velhinho de barba branca só entrou mais tarde neste filme. Em meados dos anos 1930, era o Menino ​​Jesus que detinha a patente dos presentes. Lopes Ribeiro admite que o Natal não foi marcante na sua infância. De prendas, também regista um cavalo de papelão. «Estou a vê-lo: assente num estrado de madeira com rodas, tinha rabo e crina, arreios de cabedal. E até podia montá-lo!». A memória mais impressiva, todavia, é a «amizade e o carinho, melhores do que brinquedos».

A família alargada, que incluía oito primos, passava sempre pela sua casa, na Ajuda, mas à mesa da consoada só tinha a companhia dos pais. Em tempos de vida dura – «não a passar fome, mas a contar os escudos» – banquetes eram para gente de outras posses. Por serem mais baratos do que calças e sapatos, até no Inverno o pequeno João andava de calções e sandálias.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.