Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

USF e farmácias assinam acordo inédito

​​​​​​​​​​Médicos, enfermeiros e farmacêuticos juntam-se para melhorar prevenção e cuidados de saúde à população.

Texto de Maria Jorge Costa • Foto de Pedro Loureiro

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) e a Associação Nacional das Farmácias (ANF) assinaram esta terç​a-feira, 17 de Janeiro, um protocolo com vista a desenvolver projectos comuns de cuidados de saúde primários.

«Queremos continuar a desenvolver as equipas de saúde de proximidade e, do nosso ponto de vista, nessas equipas estão, com todo o seu mérito, os farmacêuticos comunitários», declarou o médico João Rodrigues, presidente da USF-AN, na cerimónia de assinatura.

Paulo Cleto Duarte, presidente da ANF, sublinhou o empenho dos farmacêuticos em aprofundarem relações com os todos os outros profissionais de saúde, porque com eles partilham «o objectivo de melhorar o estado de saúde da população».

 


Ao abrigo deste protocolo, USF e farmácias vão desenvolver projectos-piloto ao nível local, focados na prevenção e manutenção de cuidados de saúde. Diabetes, obesidade, redução do consumo excessivo de alguns medicamentos, como os ansiolíticos e os fármacos para a acidez gástrica, são alguns dos projectos em estudo.

Os dois responsáveis acreditam que a cooperação multidisciplinar melhora a qualidade dos cuidados de saúde aos cidadãos, sendo ainda capaz de gerar poupanças ao Estado. Por outro lado, é imprescindível à capacitação do cidadão na gestão da sua própria saúde.

O protocolo permitirá desenvolver no terreno experiências de prevenção quaternária, que visam evitar danos associados a intervenções médicas e farmacêuticas desnecessárias, como os riscos da sobremedicação. Farmácias e USF vão trabalhar em conjunto na prevenção de doenças e na promoção de estilos de vida saudáveis, desenvolvendo programas de exercício físico e de dieta mediterrânica adequados a grupos populacionais específicos.

Este protocolo, inédito, foi facilitado pela experiência de trabalho comum entre as duas organizações, designadamente no projecto-piloto USFarmácia, em curso na Figueira da Foz. 

«Criámos a confiança necessária para percebermos que aquilo que nos une é muito mais estrutural do que o que nos separa», declarou o presidente da ANF. «Olhamos para o doente numa perspectiva integrada e de uma forma única, assumindo que cada um de nós tem competências e valências próprias», expôs ainda Paulo Cleto Duarte. 

Dado o pontapé de saída, o trabalho que se segue é «motivar as farmácias e as USF candidatarem-se voluntariamente a desenvolver estes projectos», afirmou João Rodrigues.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.