Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Vacinação gratuita nas farmácias

​​​​​​​​​​Se tem 60 ou mais anos, pode vacinar-se contra a gripe e a COVID-19 na sua farmácia, sem custos.​

Texto de Sandra Costa • Foto de Mário Pereira

Luís Ricardo, 66 anos, inaugurou o arranque da campanha de vacinação sazonal de outono-inverno 2023-2024 do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Tal como em anos anteriores, escolheu a Farmácia Silveira, em São Domingos de Rana, para ser vacinado. A diferença é que, este ano, a 29 de setembro, recebeu num mesmo momento e gratuitamente as vacinas da gripe e da COVID-19. «É muito mais fácil na farmácia, é cómodo e temos atendimento personalizado», afirmou. 


Luís Ricardo inaugurou o arranque da campanha de vacinação sazonal de outono-inverno 2023-2024 do Serviço Nacional de Saúde (SNS). «É muito mais fácil na farmácia»

A Farmácia Silveira já tem mais de 2.000 pessoas inscritas em pré-reserva para fazer a dupla vacinação: gripe e COVID-19. É possível agendar a vacinação diretamente nas farmácias ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível. Rita Ferreira, farmacêutica-adjunta, confirma a expetativa de uma grande afluência e mostra-se satisfeita com a participação das farmácias nesta campanha de vacinação: «Para além de aliviar a habitual pressão nos centros de saúde nesta altura do ano, todo o processo para os utentes fica facilitado». ​

Nas próximas semanas estão disponíveis 3.500 pontos de vacinação: 2.500 farmácias, em todo o país, vão poder vacinar dois milhões de pessoas com 60 ou mais anos, e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão convocar os restantes utentes, com indicação para vacinação, seguindo as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, serão vacinadas 2,5 milhões de pessoas, é a meta da campanha. 

​Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), e Manuel Pizarro, ministro da Saúde, durante a sessão de arranque da campanha, na Farmácia Silveira

Presente n​a Farmácia Silveira para o arranque da campanha de vacinação, o ministro da Saúde garantiu que todas as pessoas com indicação para serem vacinadas vão ter acesso às vacinas da gripe e da COVID-19 ao longo das próximas dez semanas, e deixou um apelo: «Usem a rede de vacinação e usem-na sem angústia. As vacinas são adaptadas às novas estirpes dos vírus, o que garante um elevadíssimo nível de proteção contra a doença e, sobretudo, contra a doença grave». 

Manuel Pizarro lembrou que é a primeira vez que as vacinas da gripe e da COVID-19 são gratuitas para as pessoas a partir dos 60 anos e que, também pela primeira vez, podem ser administradas nas farmácias. «Pareceu-nos que fazia sentido, este ano, fazer regressar o processo de vacinação ao SNS e ao comando da Direção-Geral da Saúde (DGS), mas, ao mesmo tempo, aproveitar o que o país tem de muito bom: a sua rede de farmácias», disse, sublinhando que a farmácia é um local «cómodo, seguro, confortável, próximo de si». 

Além da proximidade e conveniência, as farmácias estão preparadas para elucidar a população. «As equipas das farmácias vão ter oportunidade para esclarecer dúvidas que possam surgir e, desta forma, contribuir para um aumento da cobertura vacinal, algo que nos pode orgulhar como país», afirmou a presidente da Associação Nacional das Farmácias, Ema Paulino.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.