Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

Velho Grémio online

​​​​​​​O espólio documental do antigo Grémio Nacional das Farmácias já está online.​

Texto de Paulo Martins • Foto de Pedro Loureiro

O levantamento e a sistematização do espólio documental do antigo Grémio Nacional das Farmácias (GNF), organismo corporativo do Estado Novo, estão praticamente concluídos. São 950 dossiês, que deram origem a um fundo com 35 metros lineares, em 126 caixas, 1.500 unidades de instalação (capilhas e maços) e 2.600 registos. O Arquivo Histórico das Farmácias exibe já online 1.300 documentos do GNF digitalizados. Entre a documentação agora tornada pública está a correspondência dos dirigentes daquele organismo com Salazar. A documentação abrange 39 anos de História da profissão farmacêutica, entre 1937 e 1976.

No próximo ano, será disponibilizado online o espólio documental dos farmacêuticos Odette Ferreira (1925–2018) e Thebar Miranda. Só o acervo doado por aquela investigadora portuguesa à Associação Nacional das Farmácias ocupa mais de 100 caixas, com documentos, publicações, slides e mais de mil fotografias. A equipa do projecto está também a fazer o levantamento e a sistematização dos espólios doados pelas farmácias Torrinha, de Vila Viçosa, e Ferrão, de Montemor-o-Velho, assim como pela família do farmacêutico Rainha da Silva.

As 242 edições da revista Farmácia Portuguesa podem agora ser lidas online, assim como publicações mais antigas, como o Boletim Informativo, o Jornal e a Revista do GNF, e a Revista Pharmaka. Tudo isto pode ser consultado em www.arquivofarmacias.pt. 

O Arquivo Histórico das Farmácias nasceu do sonho de Lopes Ribeiro, colaborador mais antigo da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Foi lançado oficialmente a 15 de Outubro de 2020, num evento que assinalou o 45.º aniversário da ANF. Criado em 2017, sob a designação de Arquivo Elephante, o projecto tem como principal propósito a valorização da memória histórica do sector farmacêutico.

Para além da sistematização de espólios documentais com interesse histórico, procede ao levantamento bibliográfico e legislativo, bem como de acervos iconográficos e fílmicos. Até ao final do ano, será concluída uma monografia histórica sobre o GNF, da autoria de Ana Paula Pires, investigadora do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que patrocinou o arranque do projecto. 

O Arquivo procedeu já à elaboração de cronologias e biografias de 253 personalidades relevantes no campo da Farmácia, para disponibilizar a investigadores e ao público em geral, em ambiente digital.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.