Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

60 anos do Programa Nacional de Vacinação

A Direção-Geral da Saúde assinalou os 60 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV) com uma cerimónia no Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa, dedicada a homenagear o passado, refletir sobre o presente e projetar o futuro da vacinação em Portugal.

Texto de Maria Jorge Costa

A Direção-Geral da Saúde assinalou os 60 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV) com uma cerimónia no Auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa, dedicada a homenagear o passado, refletir sobre o presente e projetar o futuro da vacinação em Portugal.

A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, destacou a «elevada cobertura vacinal em Portugal, que resulta do trabalho de todos, incluindo a população, uma das mais recetivas à vacinação no panorama internacional». A cooperação entre os profissionais de saúde e o setor farmacêutico contribuem para os resultados alcançados, acrescentou.

Ema Paulino participou na mesa-redonda dedicada ao tema “Confiança, Mitos e Perceções da População na Vacinação". A presidente da ANF confirmou que há uma maior hesitação vacinal, sobretudo na população mais jovem e em relação à vacinação contra a COVID-19, e alertou para os riscos das redes sociais como fontes de informação. A esse propósito, salientou a importância, enquanto profissional de saúde, da informação segura que é disponibilizada pela Comissão Técnica de Vacinação, da DGS, que acompanha de forma contínua toda a produção de informação científica associada às vacinas e vai emitindo recomendações.

Todos os dias entram nas farmácias comunitárias cerca de 580 mil pessoas. O farmacêutico tem a oportunidade de aproveitar este contacto próximo com a população para sensibilizar para a vacinação, bem como para a promoção de hábitos de vida saudável e de prevenção da doença, acrescentou, manifestando a disponibilidade das farmácias para continuar a contribuir para os resultados alcançados, nomeadamente através do alargamento da administração de vacinas do PNV nas farmácias.

A concluir, o secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Alves, destacou o sucesso do PNV português, que considera «um exemplo internacional» em termos de cobertura vacinal, sublinhando a importância de se manter uma colaboração estreita entre todos os parceiros para garantir a continuidade e o reforço deste programa crucial para a Saúde Pública. O responsável governamental encerrou a conferência afirmando que o PNV «é provavelmente o melhor programa de vacinação do mundo».​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.