Dispensa da profilaxia de pré-exposição ao VIH (PrEP) nas farmácias comunitárias. Saiba mais.
Alteração regulamentar definitiva à lei vigente, que permita a gratuitidade no acesso à vacinação sazonal nas farmácias comunitárias, nas mesmas condições de acesso existente na rede do SNS. Saiba mais.
Concessão de acesso, visualização e registo dos farmacêuticos ao Registo de Saúde Eletrónico (RSE) e informação constante na plataforma e-Vacinas, mediante autorização do utente. Saiba mais.
Desenvolvimento do serviço farmacêutico de renovação da terapêutica crónica, que consista na ativação de linhas de prescrição por parte do médico, com um período previamente estabelecido, permitindo ao farmacêutico a dispensa contínua dos medicamentos prescritos para doenças crónicas. Saiba mais.
Implementação da dispensa em proximidade de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias, através de um modelo sustentável e transversal a todo o território nacional. Saiba mais.
Financiamento do serviço de dispensa de proximidade em farmácia comunitária. Saiba mais.
Reforço do investimento na formação contínua dos farmacêuticos, tendo em vista o desenvolvimento do serviços e intervenções. Saiba mais.
Revisão das linhas orientadoras para a gestão das equipas e desenvolvimento dos recursos humanos em farmácia comunitária em Portugal. Saiba mais.
Revisão e atualização das normas de prescrição e dispensa de medicamentos. Saiba mais.
Consolidação das alterações à receita eletrónica, de forma a agregar as prescrições de cada pessoa num perfil único, disponibilizado ao farmacêutico (ao invés de códigos de receita desassociados). Saiba mais.
Inversão da política de degradação do preço dos medicamentos em Portugal, permitindo a sustentabilidade da cadeia de valor do medicamento e a disponibilidade a nível nacional. Saiba mais.