Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

A árvore dos desejos

​​​​​​​Neste Natal quero...

Texto de Rita Leça • Foto de Alexandre Vaz

Farmácia Alto da Eira - Santa Iria d​e Azóia
 
Saúde, amor, dinheiro, paz e muitas outras coisas, que a imaginação humana não tem limites. E o coração também não: todos pedem os melhores desejos para si e para os seus. Na Farmácia Alto da Eira, em Santa Iria de Azóia, são ditos em voz alta e escritos num quadro branco decorado com estrelas, luzes e outros motivos natalícios, a fim de serem partilhados publicamente nas redes sociais.
 
«Sou utente desta farmácia desde que abriu e confio muito em toda a equipa. Se tenho alguma dúvida ou problema de saúde, é aqui que recorro sempre», conta Anabela Oliveira, de 62 anos. O que pediu este ano ao Pai Natal foi saúde. «Sem ela, não vamos a​ lado nenhum», comenta. Por segundos, o olhar distancia-se e o sorriso esmorece. Mas rapidamente volta, para embelezar a fotografia junto do seu farmacêutico, com a árvore de Natal como pano de fundo. Próximo destino: o Facebook. É lá que a Farmácia Alto da Eira se prepara para desenhar uma árvore de desejos virtual, com os pedidos mais sentidos dos seus utentes, eternizando sorrisos e esperança.
​​

 

«No ano passado, muitas pessoas quiseram participar. Por isso, decidimos repetir a iniciativa», conta-nos o farmacêutico Diogo Inocêncio. É ele quem aborda os utentes e lhes põe na mão o quadro para expressarem os desejos, com toda a pompa e circunstância.​​ A fotografia só fica completa – e pronta para as redes sociais – com um gorro de Pai Natal de papel.

Com o passar dos dias, a árvore dos desejos recebe ideias cada vez mais originais. Os votos de Joaquim Soares são amplos e práticos: «Bons desejos realizáveis», escreve para a fotografia, soltando uma gargalhada. Já Rosa Alpalhão soube bem o que pedir: uma ajudinha para «baixar o peso».
 
Técnicos e farmacêuticos reservaram dois dias no calendário para surpreender os utentes, com a oferta de castanhas assadas e de algodão doce. O magusto está marcado para 22 de Dezembro, dia do 14.º aniversário da farmácia. Uma música de Natal, escrita e cantada pela equipa, animará a festa.
 
«Vamos ter muitas surpresas ao longo do mês. Gostamos de mimar os nossos utentes», expõe Vanda Cabanas, directora-técnica. «Adoro o Natal e poder celebrá-lo com os nossos utentes é muito bom», concorda a farmacêutica Joana Páscoa, há quatro anos e meio a trabalhar na Farmácia Alto da Eira. Tirou com descontrac​ção a fotografia com o desejo ao Pai Natal, pedindo saúde para todos. Já quanto a gravar a música, a atitude é outra: «Bom, a minha voz não é muito boa… Mas vou dar o meu melhor», promete, a sorrir.
 

 

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.