Agência Europeia de Medicamentos lança campanha de sensibilização para escassez de medicamentos
A campanha de sensibilização da EMA conta com o envolvimento do PGEU, em representação dos farmacêuticos comunitários ao nível europeu.
Texto de Ana Rita Cunha
“It takes a team" é o nome da nova campanha pública de sensibilização para a escassez de medicamentos lançada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). A iniciativa conta com o envolvimento do PGEU, em representação dos farmacêuticos comunitários ao nível europeu.
Os objetivos da campanha passam por sensibilizar para as medidas tomadas com vista a prevenir e gerir a escassez de medicamentos ao nível da União Europeia, bem como por sublinhar o papel de todos os atores envolvidos neste processo, como as entidades reguladoras, os farmacêuticos e a indústria.
«Combater a escassez de medicamentos é como jogar numa equipa bem coordenada — cada jogador tem uma função e todos devem trabalhar em conjunto», explica a EMA, explica a EMA.
As falhas de medicamentos têm impacto significativo no quotidiano dos farmacêuticos comunitários. Em 2024, estes dedicaram semanalmente 10,6 horas a gerir este problema, o que passar por garantir alternativas às pessoas, de modo a assegurar a continuidade das terapêuticas.
«A escassez de medicamentos é uma preocupação crescente em toda a Europa. Os farmacêuticos estão a enfrentar o desafio. Estamos na linha da frente a ajudar as pessoas a continuar os seus tratamentos com segurança, mesmo que os medicamentos habituais não estejam disponíveis», afirma a presidente do PGEU, Clare Fitzell, num vídeo publicado no âmbito da campanha de sensibilização da EMA.