Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

ANF destaca papel das farmácias na Saúde Pública durante Congresso Mundial da FIP

A Associação dinamizou três sessões durante o evento, que decorreu esta semana em Copenhaga.

Texto de Ana Rita Cunha

 

​Os recentes desenvolvimentos profissionais nas farmácias comunitárias portuguesas, bem como o papel crescente dos farmacêuticos na Saúde Pública e na gestão terapêutica, foram destacados no 83.º Congresso Mundial da FIP. O evento decorreu entre 31 de agosto e 3 de setembro em Copenhaga, na Dinamarca.

A apresentação foi feita pela presidente da ANF, Ema Paulino, no painel "Sharing ideas of member organisations: National Association of Pharmacies, Portugal & Brazilian Federal Council of Pharmacy, Brazil", no último dia do Congresso. Entre os avanços expostos destacam-se:

  • A dispensa de profilaxia pré-exposição (PrEP) para prevenção do VIH nas farmácias, permitindo um acesso mais precoce e alargado a tratamentos preventivos;
  • O reforço do papel das farmácias na gestão da diabetes, com a disponibilização de bombas de insulina;
  • A dispensa de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias, promovendo a descentralização dos cuidados e melhorando a adesão e continuidade do tratamento;
  • A introdução da dispensa bimestral da terapêutica crónica, com base na análise do histórico de prescrição e dispensa, permitindo uma intervenção mais eficaz dos farmacêuticos na monitorização da adesão e na resolução de problemas relacionados com a terapêutica.

A ANF dinamizou outras duas sessões ao longo do evento. No dia 1 de setembro, a presidente apresentou uma visão sobre a gestão da dor de garganta, abordando o percurso do doente, desde os primeiros sintomas até à evolução para dor moderada ou grave, no painel "Advances in Sore Throat Management: Insights from new Clinical Trials: The role of ENT and the pharmacist in sore throat care".

No dia seguinte, o diretor de Soluções e Evidência em Saúde participou na sessão "Advancing pharmacist-led interventions for the prevention and management of noncommunicable diseases". António Teixeira Rodrigues partilhou os projetos desenvolvidos na implementação de toolkits na gestão de doenças não transmissíveis, destacando os progressos alcançados no último ano e o impacto das abordagens executadas pelas farmácias na prática profissional e na Saúde Pública.

O 83.º Congresso Mundial da FIP, sob o lema "Pharmacy forward: Performance, Collaboration, and Health Transformation", ficou marcado pela assinatura da FIP Copenhagen Declaration on Antimicrobial Resistance (AMR). O documento, que contou com o apoio de 79 organizações-membros, incluindo a ANF e a Ordem dos Farmacêuticos, define as prioridades para enfrentar a resistência aos antimicrobianos e reafirma o papel essencial dos farmacêuticos na preservação da eficácia dos antimicrobianos e no fortalecimento dos sistemas de saúde perante esta ameaça global crítica.

Portugal esteve representado no evento anual por uma delegação constituída pela ANF e pela Ordem dos Farmacêuticos.​

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.