ANF e INFARMED preparam substituição de medicamento para a gota ainda este mês
O medicamento utilizado para o tratamento da gota está esgotado nas farmácias.
Texto de Ana Rita Cunha
A ANF e o INFARMED estão a colaborar para assegurar o mais rapidamente possível uma resposta efetiva a quem sofre de gota. Os constrangimentos na produção do medicamento Colchicine têm levado à rutura de stocks nas farmácias.
«Irá ser feita uma reposição no mercado ainda em agosto, mas será uma embalagem diferente daquela que habitualmente tínhamos. Estamos a trabalhar com o INFARMED no sentido de preparar os sistemas informáticos das farmácias e a base de dados para poder fazer essa dispensa», explicou a presidente da ANF, Ema Paulino, em declarações à RTP1.
Após os constrangimentos, o INFARMED autorizou o uso do medicamento com rotulagem em francês, assegurando folhetos informativos em português.
A prescrição anterior continua a ser válida. «Em vez de uma embalagem de 20 comprimidos, vamos ter uma embalagem disponível de 30 comprimidos e está a ser preparada a possibilidade de nas farmácias, mesmo perante uma prescrição já existente da embalagem de 20 comprimidos, poder ser substituída essa embalagem por uma embalagem de 30 comprimidos sem perda de acesso à comparticipação», disse Ema Paulino à Antena 1.