ANF reúne-se com Consejo General de Colegios Farmacéuticos de Espanha
A implementação do Espaço Europeu de Dados de Saúde foi um dos temas debatidos na reunião.
Texto de Ana Rita Cunha
A ANF reuniu-se, esta segunda-feira, com o Consejo General de Colegios Farmacéuticos de Espanha (CGCOF), em Madrid, com vista ao reforço da colaboração institucional e ao debate de temas de interesse comum.
A implementação do Espaço Europeu de Dados de Saúde em Portugal e em Espanha foi um desses temas, com ambas as partes a dar conta dos desenvolvimentos neste âmbito. No caso português, as farmácias integram o grupo de trabalho formal criado pelo Governo para o efeito e terão um papel importante na sua concretização.
Foi também apresentada a situação das farmácias comunitárias nos dois países, com especial destaque para desafios identificados para 2026. A ANF realçou a intervenção das farmácias em situações clínicas ligeiras, apontando o desenvolvimento do serviço e o percurso formativo de preparação das farmácias, bem como a dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade, na sequência da regulamentação e implementação ao nível nacional.
Em análise estiveram ainda temas como a revisão da lei dos medicamentos e a regulamentação dos medicamentos veterinários em Espanha.
No encontro, o CGCOF fez-se representar pelo seu presidente, Jesús Aguilar Santamaría, e pela secretária-geral, Raquel Martínez García, entre outros elementos da organização espanhola. A delegação da ANF foi constituída pela presidente, Ema Paulino; Teresa Almeida, membro da Direção; Nuno Cardoso, membro da Comissão Executiva; e Manuel Talhinhas, diretor Político-Institucional.