Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

«As farmácias têm tradição em garantir a acessibilidade ao medicamento»

O sétimo episódio da websérie “Farmácias com Histórias” destaca o papel essencial das farmácias no acesso ao medicamento e na continuidade das terapêuticas.

Texto de Ana Rita Cunha

 

Sónia já não tem de escolher entre adquirir os medicamentos de que a família precisa ou outros bens essenciais, com a ajuda do Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, uma iniciativa da Associação Dignitude, que visa responder a problemas de acesso ao medicamento de pessoas em condição económica mais fragilizada.

«Pedi ajuda quando o meu marido teve um problema oncológico. Em casa, todos precisamos de medicação, principalmente a minha filha, que tem epilepsia», conta a utente habitual da Farmácia Luz Marques, em Figueira de Lorvão, no distrito de Coimbra.

Esta é uma das farmácias comunitárias aderentes ao programa Abem, que já ajudou mais de 42 mil pessoas. «Há famílias que passaram a levar de forma mais assídua os medicamentos de que precisam», constata a diretora técnica da Farmácia Luz Marques, Olinda Marques.

Inserida num meio rural e servindo toda a freguesia, a Farmácia Luz Marques é a prova da importância da proximidade e da relação de confiança com as pessoas. «Conheço toda a gente. Os nomes, as famílias, a história. Há um percurso de proximidade muito grande com as pessoas e isso significa que também existe compreensão perante as dificuldades», diz.

Neste sentido, a presidente da ANF, Ema Paulino, sublinha o papel das farmácias comunitárias no assegurar das terapêuticas das pessoas ao longo dos anos. «As farmácias têm tradição em garantir a acessibilidade ao medicamento, mesmo em circunstâncias em que as pessoas não tinham condições económicas para os pagar no imediato», afirma.

Foi com base na consciência de que a aquisição de medicamentos constitui uma dificuldade para muitos que a ANF se associou ao Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, que funciona com base em donativos, cujo valor é 100% destinado aos beneficiários. «O nosso objetivo é estar sempre perto do nosso utente, do nosso doente ou da pessoa que nos procura apenas para uma informação banal», assegura a presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos da ANF, Maria da Luz Sequeira.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.