Assembleia Geral do PGEU aprova visão e programa de trabalho para 2026
Portugal esteve representado na reunião pela ANF e pela Ordem dos Farmacêuticos. À margem da reunião, a presidente do PGEU assinou a Declaração pela Saúde.
Texto de Ana Rita Cunha
A ANF, juntamente com a Ordem dos Farmacêuticos, representou Portugal esta quarta-feira, em Bruxelas, na Assembleia Geral do Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU), que reuniu os representantes das farmácias comunitárias e dos farmacêuticos da União Europeia.
A sessão teve como principal propósito a aprovação da visão estratégica e do programa de trabalho do PGEU para 2026, bem como a discussão de temas relevantes para a profissão farmacêutica ao nível europeu.
Foi ainda aprovado um position paper sobre a saúde cardiovascular, tendo em conta a relevância deste tema ao nível europeu.
Além disso, o impacto da jurisprudência nas farmácias e na prática farmacêutica foi o mote para um painel que juntou atuais e antigos juízes do Tribunal de Justiça da União Europeia, onde foi sublinhado o papel essencial dos farmacêuticos comunitários na proteção da Saúde Pública.
Por parte da ANF, a delegação portuguesa foi constituída pela presidente, Ema Paulino; Teresa Almeida, membro da Direção; Nuno Cardoso, membro da Comissão Executiva; e Manuel Talhinhas, diretor Político-Institucional.
Presidente do PGEU assina Declaração pela Saúde
À margem da Assembleia Geral, a presidente do PGEU, Clare Fitzell, assinou esta quarta-feira a Declaração pela Saúde, ao lado da presidente da ANF, Ema Paulino.
O PGEU é uma das 50 entidades dos setores público, privado e social que integram este compromisso conjunto para a construção de um sistema de saúde mais justo, acessível e sustentável, defendendo a saúde centrada nas pessoas, mais próxima das comunidades e com respostas adaptadas às realidades locais.