Saltar para o conteúdo principal Saltar para o footer

A velocista Ómicron

​​​​​​​​​​O que se sabe sobre a variante que em poucas semanas dominou o mundo.

Texto de Carina Machado

Foi identificada pela primeira vez em novembro de 2021 na África Austral e, em janeiro, esta variante do SARS-CoV-2, batizada de Ómicron, era já responsável por mais de 90% das infeções em Portugal. O mundo ainda não teve tempo para chegar a certezas acerca do comportamento desta variante. Mas há indícios que se começam a evidenciar. Saiba quais.


Transmissibilidade
O rápido aumento de casos, levando inclusive a recordes de infeções em muitos países, aponta para que a Ómicron seja mais contagiosa do que a variante Delta.

Severidade
Dados preliminares indiciam que a Ómicron tem uma gravidade menor do que a Delta: há mais casos assintomáticos, menos pessoas a necessitar de hospitalização e taxas de mortalidade mais baixas. Mas, atenção! O grau de imunização da população também é agora maior, seja por recuperação da doença ou pela elevada cobertura vacinal ao nível nacional, permanecendo dúvidas sobre a gravidade da infeção em pessoas não imunizadas.

Sintomatologia
Aparentemente, é mais leve. Muitas pessoas descrevem sintomas suscetíveis de serem confundidos com os da constipação: espirros, pingo no nariz, dor de garganta, dor de cabeça e cansaço. Há menos queixas de perda de olfato e paladar. Há, igualmente, casos assintomáticos.

Atenção
A Ómicron tem vindo a provocar um aumento exponencial de casos de COVID-19, levando ao isolamento de muitas pessoas e a uma maior pressão sobre os serviços de saúde. Proteja-se, a si e aos outros. Evite ajuntamentos, use máscara, higienize frequentemente as mãos e vacine-se. Em caso de sinais e sintomas sugestivos de COVID-19, autoisole-se e faça um teste. Ligue para o SNS24 (808 24 24 24) se estiver positivo.

Sobre o autor

Admin

uSkinned, the world’s number one provider of Umbraco CMS themes and starter kits.

Este site armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para recolher informações como interage como o nosso site e permite-nos lembrar das suas preferências. Usamos essas informações para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.